Dois dos mais recentes lançamentos da KIA foram premiados com 5 estrelas nos testes de segurança do Euro NCAP, o crossover Stonic e a berlina desportiva Stinger. O Stinger recebeu esta premiação em todas as variantes e motorizações disponíveis. Já para o Stonic, apenas foram contempladas as versões equipadas com o pack opcional Advanced Driving Assistance.

O KIA Stinger obteve uma percentagem de 93% na proteção de passageiros adultos e 82% na proteção de crianças, 78% na proteção de peões e 82% na nova categoria “Assistência de Segurança”. O Stonic, equipado com o pack “Advanced Driving Assistance, recebeu uma pontuação de 93% na proteção de adultos, 84% na segurança de ocupantes menores de idade, 71% na segurança de peões e 51% em “Assistência de Segurança”.

Relativamente ao KIA Stinger e aos resultados obtidos nos testes, foram fundamentais a presença do bastidor de Aço Reforçado de Alta Resistência, assim como os sete airbags de série (frontais para condutor e passageiro), laterais dianteiros, cortina e joelhos, além de uma ampla gama de dispositivos de segurança passiva e ativa.

O Euro NCAP elogiou em particular, no Stinger, o facto do espaço para passageiros permanecer estável durante uma colisão, com níveis altos de segurança para passageiros de diferentes estaturas em cada um dos bancos. No caso de peões, o efeito de um eventual impacto está mitigado por um capot que se eleva de forma ativa. O sistema de Assistência à Travagem de Emergência obteve a pontuação máxima na categoria “Assistência de Segurança”, pois em todos os testes ajudou a evitar todos os tipos de impacto.

Fotos: KIA