Blancpain GT Series: Audi Domina Etapa de Brands Hatch

0

 

Stuart Leonard/Frederic Vervisch

A Audi foi a grande dominadora da 2ª etapa do Blancpain GT Series Sprint Cup, disputada hoje em Brands Hatch. Os carros do construtor alemão não só venceram as duas corridas, como asseguraram cinco posições em seis possíveis no pódio.

Já havíamos visto ao fim da manhã que os Audi R8 LMS estavam fortes demais nesta segunda ronda da Sprint Cup, uma das vertentes da Blancpain GT Series. Na 2ª corrida de Brands Hatch, o domínio foi ainda maior e os carros da marca dos anéis asseguraram todos os lugares do pódio absoluto.

Saindo da primeira posição, o#17 Belgian Audi Club Team WRT Audi R8 LMS de Fréderic Vervisch/Stuart Leonard cedo se consolidou na frente, embora sempre pressionado pelos seus companheiros de equipa, Alex Riberas/Christopher Mies no #1 R8. Vervisch entregou o carro bem cedo ao seu companheiro de equipa e, ao volante do R8 em Brands Hatch, o britânico Stuart Leonard guiou de forma perfeita, nunca dando hipóteses a Alex Riberas de sequer pensar num ataque. O espanhol, a fazer equipa com Christopher Mies, corria em Brands Hatch pela primeira vez e, embora se tenha rapidamente adaptado ao traçado, teve que se contentar com a 2ª posição.

No #66 Audi R8 da Attempto Racing, Kelvin van der Linde/Steijn Schothorst tiveram que se contentar com o derradeiro lugar do pódio. Ambos os pilotos do #66, passaram a corrida inteira a atacar o #1 Audi de Mies/Riberas, que por sua vez atacava o líder. No entanto, em carros iguais, a não ser que alguém errasse pouco haveria a fazer e, hoje ninguém errou.

O primeiro não-Audi, na 4ª posição, foi o #88 Mercedes AMG GT3 da AKKA ASP Team, com Michael Meadows/Raffaele Marciello ao volante. Os pilotos do Mercedes tiveram que se aplicar na fase da final da corrida para defender a posição do #63 GRT Grasser Racing Team Lamborghini Hurácan GT3 de Mirko Bortolotti/Christian Engelhart, que fecharam o top cinco após uma corrida de recuperação.

Na classe Pro-Am Cup, a vitória foi para Niels Stievenart/Markus Winkelhock no #26 Sainteloc Racing Audi R8 LMS, que se superiorizaram ao #39 TP-12 – Kessel Racing Ferrari 488 GT3 de Piti Bhirombhakdi/Carlo Van Dam e ao #32 Team Parker Racing Bentley Continental GT3 de Ian Loggie/Callum McLeod.

Na Silver Cup, vitória para o #37 3Y Technology BMW M6 GT3 de Andrew Watson/Lukas Moraes, que terminou a prova na 10ª posição e se sobrepôs ao #90 AKKA ASP Team Mercedes AMG GT3 de Nico Bastian/Jack Manchester. Joshua Caygill/Aron Taylor Smith ficaram em 3º, no #31 Team Parker Racing Bentley Continental GT3.

Corrida 1

Dries Vanthoor/Will Stevens

A 1ª corrida desta segunda ronda da Sprint Cup já havia evidenciado a superioridade dos carros da Audi. A dupla Dries Vanthoor/Will Stevens dominou totalmente desde o início, vencendo apesar da pressão exercida pelo #17 Audi dos companheiros de equipa, Stuart Leonard/Frederic Vervish, que até perto do final quando furaram, estiveram sempre na luta pela vitória.

Nas últimas voltas de uma corrida intensa, na luta pelo primeiro lugar, o #17 Audi com Vervisch ao volante, teve um furo lento na roda esquerda traseira, acabando por ser superado na reta da meta pelo #1 Audi, também do Belgian Audi Club Team WRT, com Christopher Mies ao volante, depois de ter tomado a posição do companheiro Alex Riberas. Na cola do #1 Audi, Raffaele Marciello (Michael Meadows), aproveitou o furo no Audi #17 para também passar com o Mercedes AMG GT3, dando o único lugar no pódio do fim-de-semana a um não-Audi, para gáudio da AKKA ASP Team. Leonard/Vervisch ainda conseguiram terminar em 4º, seguidos de Nicolas Jamin/Félix Serralles, noutro Mercedes AMG GT3 da AKKA ASP Team.

Na Pro-Am Cup, a vitória foi para Piti Bhirombhakdi/Carlo Van Dam, no #39 TP-12 – Kessel Racing Ferrari 488 GT3, que foram seguidos de Ian Loggie/Callum McLeod no #32 Team Parker Racing Bentley Continental GT3 e de Niels Stievenart/Markus Winkelhock no #26 Sianteloc Racing Audi R8 LMS.

Na Silver Cup, vitória para o #31 Team Parker Racing Bentley Continental GT3 de Joshua Caygill/Aron Taylor Smith, que foram seguidos de Vladimir Atoev/Alexey Korneev no #35 SMP Racing by AKKA ASP Mercedes AMG GT3 e de Nico Bastian/Jack Manchester no #90 AKKA ASP Team Mercedes AMG GT3.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Blancpain GT Series