BTCC: Josh Cook na Pole em Donington Park

0

 

Josh Cook

Josh Cook está na pole position para a primeira das três corridas da da visita do Dunlop MSA BTCC ao circuito de Donington Park, para aquela que é a segunda etapa do campeonato.

A sessão de qualificação para a segunta etapa do British Touring Car Championship foi, tal como normalmente acontece no mais espetacular campeonato de carros de Turismo do mundo, emocionante. Basta analisar que o primeiro e o nono mais rápidos, estão separados por 0.580s, para se entender como foi competitivo o Qualifying em Donington.

Com a pista molhada, foi já nos últimos instantes da sessão, que Josh Cook levou o Vauxhall (Opel) Astra da Power Maxed TAG Racing ao topo da tabela de tempos, com uma volta em 1m19.816s, deixando o seu mais direto perseguidor, Chris Smiley, a escassos 0.030s.

“A equipa deu-me um excelente carro, que tem estado rápido todo o dia”, disse Josh Cook. “Apenas tivemos que converter o nosso ritmo durante o Qualifying. A pista estava muito escorregadia no início e eu questionei-me se todos estariam a ter as mesmas dificuldades que eu, mas a equipa disse-me que os meus tempos eram bons. Metade do trabalho já está feito, mas amanhã precisamos de confirmar a boa performance nas corridas”.

Chris Smiley

Chris Smiley obteve o segundo melhor tempo, no #22 Honda Civic da BTC Norlic Racing. Smiley concluiu a sessão a apenas 0.030s do autor da pole, o que diz bem da competitividade patenteada pelo Honda na pista de Donington. “O resultado é fantástico para todo o pessoal da equipa”, disse Smiley, após obter o segundo melhor tempo com um Honda Civic da geração anterior. “Não tivemos sorte na etapa de Brands Hatch, apesar de termos bom ritmo. Obter o segundo lugar aqui e sair amanhã da primeira linha, torna o nosso trabalho muito mais fácil”.

Sam Tordoff

A apenas 0.167s da pole position,  na terceira posição, ficou Sam Tordoff no #600 Ford Focus do Team GardX Racing with Motorbase. O piloto do Ford Focus, um ‘expert’ nestas andanças do BTCC, ocupou a pole position durante grande parte da sessão, acabando por não resistir ao forte ímpeto final do Vauxhall de Cook e do Honda de Smiley. “Estamos rápidos”, disse Tordoff. “Ficámos na primeira linha no Qualifying em Brands Hatch e agora aqui fomos terceiros. Acho que o Ford Focus RS está fantástico e isso trouxe a minha motivação de volta”.

Dan Cammish, no Honda Civic da Halfords Yuasa Racing e Aiden Moffat, aos comandos do Mercedes Classe A da Laser Tools Racing, fecharam o top cinco do Qualifying para a segunda etapa do Dunlop MSA BTCC.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: BTCC Media