Colin Turkington

O novo BMW Série 3 fará a sua estreia competitiva no próximo fim de semana na primeira etapa do BTCC, agendada para Brands Hatch. Os três pilotos que estarão aos comandos do carro da marca bávara no campeonato, Andrew Jordan, Colin Turkington e Tom Oliphant estão otimistas num bom resultado.

Os três carros estiveram na pista a semana passada para um ‘shakedown’, antes de se apresentarem no lançamento oficial da temporada, no Hever Castle. Um dia após a apresentação, retornaram ao traçado de Kent, para na versão Indy participarem nos testes conjuntos do campeonato.

Andrew Jordan

Na pista, os três BMW Série 3 desde logo se mostraram rápidos e fiáveis, com Andrew Jordan a colocar o carro da BMW Pirtek Racing entre os quatro mais rápidos de entre os 30 muito competitivos que estiveram nos testes. Enquanto Jordan ficou a menos de uma décima de segundo do mais rápido, o Campeão em título, Colin Turkington efetuou o sétimo melhor tempo nos testes, enquanto que o seu companheiro de equipa no Team BMW, Tom Oliphant, assegurava a 12ª melhor posição.

Tom Oliphant

Juntos, os três pilotos percorreram 330 voltas, um número que não deixa de ser curioso comparado com, a designação do topo de gama do modelo, o 330i M Sport. Os resultados obtidos nos testes deixam os três pilotos bastante motivados para o início do campeonato.

Colin Turkington

“O teste de Brands Hatch foi realmente muito positivo”, disse Colin Turkington. “Toda a equipa se envolveu completamente no trabalho de desenvolvimento dos novos carros que só ficaram prontos nas vésperas do Season Launch. Na pista, tudo se resumiu à adaptação ao novo Série 3 e à busca dos seus limites. Temos pouco tempo e ainda há muita coisa para testar mas acho que temos uma base e desde já estamos dentro dos melhores tempos.”

Tom Oliphant

“Fomos todos para os testes de Brands Hatch com a expetativa de encontrar os habituais problemas de juventude”, disse Tom Oliphant. “O fato de não os termos encontrado é uma prova do excelente trabalho de todos os envolvidos neste projeto. Senti-me de imediato confortável no novo BMW Série 3, pois voltei ao que estou habituado, motor à frente, tração traseira e não é nenhum exagero se disser que este é o carro com melhor comportamento que alguma vez guiei. É baseado num fantástico modelo de estrada e tem todas as características para ser um carro muito rápido no BTCC.”

Andrew Jordan

“Deve-se realmente dar um tremendo crédito à WSR e à BMW por conseguir colocar os três carros a andar a semana passada em Brands Hatch”, disse Andrew Jordan. “Honestamente, achávamos que já ter um pronto ia ser bastante difícil. Todos fizeram um trabalho fenomenal e desde já estou muito feliz pois a maior distância entre eixos é decididamente uma vantagem em vários aspetos. Desde o primeiro momento, o novo Série 3 mostrou-se rápido e fiável e já me sinto muito confortável ao volante. Conseguimos trabalhar com muitas afinações nestes testes, algumas resultaram e outras nem tanto, mas tudo isso faz parte quando se quer assimilar uma série de conhecimentos e dados.”

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©BMW UK Motorsport