Trata-se de uma das provas mais aguardadas no mundo do automobilismo virtual, também conhecido como Sim Racing. Daqui a poucas horas, na prática amanhã de manhã (10.30 CET), iniciam-se no simulador rFactor 2 as 12 Horas de Sebring. A prova está recheada de entusiasmo, desde logo por ter o apoio expresso da Fanatec que além de dar o seu nome ao evento é garante de prémios muito convidativos. Na luta pelas melhores posições, estarão carros e pilotos divididos por três classes, LMP2, GTE e GT3. Na classe LMP2 todos os 14 carros são Oreca 07, enquanto que os também 14 participantes da classe GTE estão divididos pelos BMW M8 GTE (12), Porsche 911 RSR (1) e Corvette C7 R (1). Na classe GT3 competem  11 carros, sendo das marcas e modelos, Aston Martin Vantage 2019 (5), McLaren 720S (4), Mclaren 650S (1), Callaway Corvette 2017 (1). Todos os carros são versões para simulação oficiais e licenciadas pelas marcas na realidade, sendo que apenas a decoração dos mesmos é da responsabilidade das equipas que os inscrevem.

A prova tem transmissão ao vivo em várias plataformas. Aqui lhe deixamos os diversos links de onde pode acompanhar a mesma:

Twitch: https://www.twitch.tv/rfactorlive
Facebook: https://www.facebook.com/rFactor2
Youtube: https://www.youtube.com/studio%20397
Também haverá ‘live timing’ disponível mais próximo da hora do evento:

Fanatec Generosa Nos Prémios

Os participantes das três categorias que lutam pela vitória na prova de resistência que amanhã se corre na pista virtual de Sebring (produzida em ‘laserscan’ pela Studio 397 com licença oficial de Sebring International Raceway), vão lutar por prémios bastante apelativos proporcionados pela Fanatec, marca de referência no que toca a equipamento de hardware para simulação. Assim sendo, para o pódio de cada uma das três classes estão disponíveis 1000 Euros em ‘vouchers’ Fanatec, que se dividem da seguinte forma: 1º 800 Euros, 2º 400 Euros, 3º 200 Euros. Também para as três classes há prémios monetários, que se dividem da seguinte forma: 1º 800 Euros, 2º 400 Euros, 3º 200 Euros. Além disso, vai haver interatividade com a comunidade que assistir à prova, estando a concurso uma unidade Fanatec Podium Direct Drive Wheel (Idêntica à da foto em cima). Ainda haverá uma votação do público para o piloto do dia, sendo que o mais votado recebe um Sim Lab TR1 Cockpit, já que a Sim Lab também é patrocinadora do evento (foto de baixo).

Estrelas do Automobilismo, Equipas de Ponta que Apostam no Virtual

De entre um lote de inscritos altamente competitivo, com algumas das melhores equipas e pilotos de simulação de todo o mundo já confirmados para a prova, temos mesmo que destacar Max Verstappen, que divide o Oreca 07 LMP2 do #1 Team Redline com Atze Kerkhof. Entre as equipas, além da fortíssimas estruturas muito conhecidas nos círculos virtuais, tais como a Black Hawk Racing, 1ACO, World Of Sim Racing, Sim Racing Poland, Team RGPL e GNS Endurance (só para não referir todas), temos mesmo que destacar a chegada de representações de grandes formações do automobilismo que apostam na vertente virtual da modalidade e que estão nesta prova oficialmente representadas, a FA Racing de Fernando Alonso, assim como a McLaren que corre com a sua estrutura Shadow e ainda a Williams. Nestas três equipas, a estrutura do espanhol  ex-piloto de F1 e Campeão do Mundo é composta por Alexander Dornieden/Kristian Kwietniewski/Ebrahim Almubarak que dividem um McLaren 720S da classe GT3. A McLaren Shadow inscreve também um 720S GT3, entregue a Bono Huis e Enzo Bonito, enquanto que a Williams aposta nos super-rápidos polacos, Nicodem Wisniewski/Kuba Brezezinski, para o volante do Oreca 07 de LMP2.

Além destas estruturas, destaque ainda para Sim Racing For Holland que evoca à equipa fundada por Jan Lammers e que venceu as 24 Horas de Le Mans, colocando aos comandos de um Corvette C7 R da classe GTE os pilotos Marcel Offermans/Andras Kiraly/Dennis Douna/Rik van Aerle. Convém referir a título de curiosidade que Marcel Offermans é o proprietário da Studio 397, marca que atualmente desenvolve o simulador rFactor 2. Ainda convém destacar que no #14 BMW M8 GTE do Team Redline temos Rudy van Buren, piloto oficial da McLaren para simulador, além do notável piloto português, Nuno Pinto, vencedor da fase qualificação do McLaren Shadow Project e que orgulhou Portugal na grande final do evento, em que garantiu o 3º lugar. Este verdadeiro talento do volante e que é residente em Viana do Castelo é um dos pilotos do #39 Oreca 07 da Alien Performance.

Texto: ©Jorge Cabrita
Fotos: ©Studio 397