Quando o sol e o calor aparecem na região onde habitamos e podemos ir para a estrada, extrair prazer de desenhos montanhosos em que o bom piso privilegia a condução empenhada e desportiva, uma proposta como a Mazda 6 Wagon com motor 2.2 Skyactiv-D de 175cv, torna este exercício algo realmente especial. 

Desde há muito, sou um adepto das Wagon, especialmente quando estas vêm dotadas de design arrojado e envolvente, conforto e espaço interior, além de, sendo este o detalhe que fará toda a diferença, um desempenho primoroso em estrada. Tudo isso encontrei na Mazda 6 Wagon, com o motor 2.2 Skyactiv-D, de 175cv. Confortável, envolvente, especialmente quando na presença do sol, pude escolher a rigor as excelentes estradas da região de Monchique para perceber como esta proposta nipónica é competente. Claro, quando ainda por cima ‘vinha’ com caixa manual de 6 velocidades, tão bem ‘escalonadinhas’, então o que vos posso garantir é que me diverti para lá de muito.

Quando a Imagem Impõe Respeito

Não há produto na linha atual de modelos Mazda que não encante pela imagem e, quando se fala de um 6, nesta caso a Wagon, então ainda mais nos deixamos levar por linhas de inegável beleza, aliando um design arrojado e expressivo, a dimensões que nem sempre são fáceis de cativar. No entanto, a 6 Wagon consegue tudo isso na perfeição, com uma frente forte e envolvente que consegue criar em nós uma reação de constante aprovação. No meu caso, não tenho problemas em dizer que, quanto mais olho para a frente desta Wagon, mais gosto dela.

As linhas da Mazda 6 Wagon são fortes e expressivas, seja qual for o lado pelo qual a contemplamos. Na lateral sobressaem as jantes desportivas, que no caso da unidade ensaiada, assumiam uma tonalidade que ‘casava’ na perfeição com o cinzento metalizado. Comprida, esta Wagon consegue ser sugestiva de uma atitude desportiva, pela forma angulosa como está desenhada. E depois, temos a traseira, também ela a expressão de que uma Wagon, ou carrinha, pode ser forte no seu estilo, para cativar aqueles que buscando uma solução familiar para o seu automóvel, não abdicam de sublinhar a exuberância do seu caráter.

Um Interior Que nos Encanta

O espaço da Mazda 6 Wagon dentro de portas, além de vasto, proporcionando conforto aos ocupantes, estejam eles nos bancos da frente, ou atrás, ainda é acompanhado por um design moderno, simples e elegante. Para o condutor, todos os comandos e funções estão dispostos de forma funcional, seja no volante ou consola central, para que este se sinta em total sintonia com o automóvel, não fosse este mais um membro da ‘família’ que aplicou o conceito Jinba Ittai, em que homem e máquina funcionam como um só.

Nesta requintada unidade 6 Wagon que testámos, designada de Excellence Leather White Cruise TAE Navi, tínhamos à disposição todos os bancos em pele, o que incrementa ainda mais requinte a este 6, proporcionando um sublime ambiente acolhedor e de muito bom gosto estilístico. Mas, não é só isto que encanta na 6, vista por dentro. Para o condutor, ao qual se entrega tecnologia, está disponível o ‘head-up display’ que, aliás, é uma aposta generalizada da Mazda nos seus modelos. A unidade testada também incluía um generoso teto de abrir, além de outros detalhes que não deixaram de captar a nossa atenção, como por exemplo os apoios de braços com suportes para copos na segunda fila de bancos. Claro, usar na 2ª fila os apoios de braços com suportes de copos significa que é só para dois ocupantes, o que aliás incrementa sempre muito a qualidade de vida a bordo daquela secção do automóvel.

A 6 Wagon disponibiliza ainda uma bagageira que é, no mínimo generosa, proporcionando 522 litros que, com o total rebatimento dos bancos, podem chegar aos 1.873.

Motor Potente e Económico Enriquece a Proposta

A unidade motriz que dá vida a esta Mazda 6 Wagon é a 2.2 Skyactiv-D de 175cv. A uma potência relevante que assegura de facto enorme dinamismo, a Mazda adicionou ainda e em estreia em Portugal com a série 6, o sistema G-Vectoring Control, que permite modificar a entrega de potência do motor, para melhor se adaptar em termos de capacidade de resposta ao acelerador e, sobretudo, para aprimorar a estabilidade dinâmica. Assim sendo, temos uma carrinha que reage sempre bem ao nosso ímpeto de acelerar, adaptando-se rapidamente à forma como o fazemos. Em estradas como as lindíssimas e envolventes da região de Monchique, muito técnicas mas com excelente piso (na maior parte dos trajetos), pudemos sentir de facto como o C-Vectoring Control funciona em aceleração, até porque em traçados tão variados de pequena/média reta, intercalando com curvas de baixa e média velocidade, o sistema tem sempre que se adaptar à nossa forma de conduzir. No entanto, onde esta Wagon ainda impressiona mais é na estabilidade em curva, mesmo quando a colocamos sobre desafios arrojados de longas curvas de média velocidade, sempre tão exigentes para um automóvel tão comprido como é esta 6 Wagon. De facto, o desempenho é impressionante.

A proposta é excelente. Trata-se de uma carrinha que chega dos 0 aos 100 km/h em 7.9s, atingindo os 223 km/h. A sua aceleração é vigorosa mas progressiva e agrada-nos também, dentro do carro, que pouco nos apercebemos da sonoridade do motor diesel.

No que diz respeito aos consumos, embora a marca referencie a média de 4.5 l/100km, a verdade é que nunca baixámos dos 5.3, o que nem é um valor que pudéssemos de algum modo considerar mau.

Trata-se de uma carrinha com excelente imagem, no caso da unidade que testámos, bem equipada e que custa, especificamente esta Excellence Leather White Cruise TAE Navi, com caixa manual de 6 velocidades, €47.143.36.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Jorge Cabrita, Manuel Figueira e Mazda

Ficha Técnica Mazda 6 Wagon 2.2 Skyactiv-D 175cv MT Excellence

Motor: Diesel, 4 cilindros em linha, Injeção direta
Cilindrada (cc): 2,191
Diâmetro x Curso (mm): 86.0 x 94.3
Taxa de Compressão:14.0:1
Potência (cv/rpm): 175/4500
Binário (Nm/rpm): 420/2000
Transmissão/Direção: Dianteira, Caixa manual de 6 velocidades/Pinhão e cremalheira, Assistência elétrica
Suspensão (ft/tr): Tipo McPherson/Multilink
Prestações
0 a 100 km/h (s): 7.9
Velocidade máxima (km/h): 223
Consumos anunciados (Extra-urbano/Urbano/Misto) (l/100km): 3.9/5.5/4.5
Dimensões e Pesos
Comp./Larg./Alt. (mm): 4800/1840/1480
Distância entre Eixos (mm): 2750
Largura de Vias (ft/tr) (mm): 1595/1585
Travões (ft/tr): Discos ventilados/Discos
Bagageira (lt): 522/1873
Depósito (lt): 62
Pneus (ft/tr): 225/55 R17
Peso (kg): 1.405
Preço (€): 47.143.36