Fórmula 1: Lewis Hamilton Mais Rápido na ‘Dança da Chuva’ de Spa

Numa sessão de Q3 que mais pareceu uma lotaria, Lewis Hamilton arriscou na hora certa para assegurar a pole position no Johhnie Walker Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1.

0

 

Lewis Hamilton está na pole position para o Johnnie Walker Grande Prémio da Bélgica, 13ª etapa da temporada de Fórmula 1. Numa sessão de Q3 que ganhou substancial emoção com a chegada da chuva, o britânico esperou até à ultima volta para fazer o melhor possível com pneus intermédios, num traçado em que este ano os carros do pelotão da Fórmula 1 ainda não tinham experimentado outra condições que não o piso seco.

Hamilton levou o Mercedes a cravar o melhor tempo do Q3 em 1m58179s, comentando no final ao ex-piloto de F1, David Coulthard que a sessão foi das mais emocionantes e difíceis que já experimentou em Spa, referindo ainda que durante o Q1 e Q2 a equipa batalhou para encontrar onde eliminar as duas décimas de débito relativamente aos Ferrari. Hamilton disse ainda que a chuva veio baralhar tudo e que foi muito difícil extrair o máximo dos pneus intermédios, não conseguindo inclusive evitar duas saídas de pista. No final no entanto, a pole sabe bem e agora todo o foco se passa para a corrida de amanhã.

A Ferrari, que vinha dominando em todas as fases da qualificação, acabou por ser a grande perdulária do Q3. A chuva obrigou a pensar depressa e nesse capítulo a equipa italiana não esteve à altura. Por um lado, acaba por salvar um pouco ‘a face’ com o 2º melhor tempo de Sebastian Vettel, ainda que a volta em 1m58.905s tenha ficado bem para lá do meio segundo de desvantagem para o autor da pole position. No entanto, os danos no resultado de Kimi Raikkonen acabam por ser piores, já que o finlandês, tradicionalmente rápido em Spa, sai do Q3 com um dececionante 6º tempo (2m02.671s). Estes resultados não traduzem de forma alguma a superioridade que a equipa vinha demonstrando. Apenas no segundo setor do traçado de Spa Francorchamps, a Ferrari não estava a conseguir melhores registos que a Mercedes.

Sebastian Vettel

Racing Point Mostra-se Ainda ‘Bebé’

Numa sessão de Q3 que acabou por ser uma autêntica ‘lotaria’, a sorte fez-se parceira da eficiência , no que diz respeito à Racing Point Force India, equipa que até há poucos dias atrás todos conhecíamos como Sahara Force India. Ambos os pilotos da equipa mostraram competência numa altura do treino classificatório em que as condições adversas obrigaram a subir a fasquia do binómio decisão/conclusão. Esteban Ocon, ainda sem contrato para 2019, cravou o 3º melhor tempo (2m01.851s), sendo ainda seguido pelo companheiro de equipa (esse já com contrato com a Racing Point) Sérgio Perez, que foi 4º. Tudo isto traz bons presságios a esta nova formação que na prova de estreia já fez história na Fórmula 1.

Esteban Ocon

Quando o 2º Melhor Ferrari É da Haas

No ‘doido’ Q3 do Grande Prémio da Bélgica, o segundo melhor carro propulsionado por um motor Ferrari veio dos ‘privados’ da Haas F1. Romain Grosjean portou-se à altura na desafiante sessão, assegurando o 5º melhor tempo (2m02.122s), posição que o colocou à frente de Kimi Raikkonan, no #7 da Ferrari, o oficial.

O companheiro de equipa de Grosjean, Kevin Magnussen, acabou por não estar no patamar do francês, registando o 9º melhor tempo (2m04.933s).

Romain Grosjean

Red Bull Bem no Q1 e Q2 e em Queda no Q3 

A Red Bull, juntamente com a Ferrari, acaba por ser quem também saiu a perder no Q3. Regularmente assegurando uma posição no top 5 no Q1 e Q2, com Max Verstappen. No entanto, o jovem holandês nunca conseguiu esconder a falta de potência do motor que equipa o RB14, em traçados em que a velocidade é fator determinante.

O Q3, com as especiais condições atmosféricas em que hoje se disputou, veio trazer novos desafios, aos quais a Aston Martin Red Bull Racing não respondeu da melhor forma, o que fica vincado pelo 7º tempo de Max Verstappen (2m02.769s) e pelo 8º de Daniel Ricciardo (2m02.939s).

Max Verstappen

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Mercedes, Ferrari, Racing Point, Haas F1, Red Bull (Getty images/Charles Coates)