Nick De Vries – PERTAMINA PREMA Theodore Racing

Nick de Vries e Nicholas Latifi sobressaíram vencedores nas corridas do FIA Formula 2 Championship em Spa Francorchamps, respetivamente triunfando na Feature Race e Sprint Race. Como resultado das prestações no traçado das Ardenas, os dois pilotos são agora 4º e 11º, no campeonato em que George Russel prossegue líder.

Nick De Vries Impõe-se À Concorrência na Feature Race

O holandês Nick De Vries levou o carro da PERTAMINA PREMA Theodore Racing á vitória na Feature Race da 9ª etapa do FIA Formula 2 Championship, que teve lugar sábado à tarde. Saindo da pole position, o jovem talento holandês dominou do princípio ao fim uma corrida em que os principais desafios foram o tráfego e o reagrupamento do pelotão à 15ª volta, causado pela presença do Safety Car em pista, enquanto se retirava o carro de Nirei Fukuzumi (BWT Arden) imobilizado em Blanchimont com um princípio de incêndio.

Após o recomeço, De Vries passou a ter de lidar com a pressão do brasileiro Sérgio Sette Camara (Carlin), mas conseguiu vencer com 3.153s de vantagem.

“Estou muito feliz por vencer nesta que é mais ou menos a minha pista de casa, na frente de tantos fãs holandeses”, disse Nick De Vries. “Também os meus amigos e família vieram ver-me pelo que é bom exibir-me bem na frente deles. Este fim de semana temos estado fortes e competitivos, pelo que merecemos a vitória. Foi uma corrida difícil, pois estivemos muito fortes com o pneu de opção, mas perdemos ritmo após o ‘pit stop’. O Safety Car também não veio ajudar, mas mantive o foco para conseguir vencer pela segunda vez uma Feature Race”.

Atrás de Nick De Vries chegou Sérgio Sette Camara, com uma vantagem de bem mais de três segundos relativamente ao líder do campeonato, George Russell (ART Grand Prix), que assegurou o derradeiro lugar do pódio após luta intensa com Lando Norris (Carlin). Os dois britânicos deram espetáculo em pista, mas no final George Russell abriu quase segundo e meio para o piloto de testes da Mclaren.

A fechar o top cinco chegou Alexander Albon no carro da DAMS.

Nicholas Latifi Vence Pela Primeira Vez este Ano

Nicholas Latifi – DAMS

Num fim de semana em que os pilotos que saíram em primeiro mantiveram a liderança das corridas até final, Nicholas Latifi levou o carro da DAMS ao primeiro lugar da Sprint Race de Spa. Tirando partido da inversão do ‘grid’ relativamente à Feature Race, Latifi disparou no arranque para construir uma vantagem que, quando recebeu a bandeira de xadrez, já se cifrava em 10.402s relativamente ao 2º classificado.

“Embora pareça o contrário, estas corridas, com os pneus Pirelli nunca são fáceis”, disse Nicholas Latifi. “O desafio mais difícil foi nas primeiras voltas, pois como se sabe o DRS é muito poderoso nesta pista. Assim que consegui abrir vantagem, foi tudo uma questão de gerir os pneus. Sobretudo, estou muito feliz pela vitória. Não quero deixar de fazer uma menção especial ao meu compatriota, Robert Wickens, que está a passar por um momento menos bom, que nós enquanto pilotos nunca esperamos nem queremos viver. Espero que recupere depressa e daqui um abraço para ele e sua família”.

Com a corrida de ontem a desenrolar-se com bom tempo, enquanto Latitfi se foi embora, Lando Norris e Nick de Vries também faziam um bom arranque. O holandês foi melhor e rapidamente chegou ao 2º posto. Já o britânico começou a corrida a sobrepor-se a Artem Markelov (RUSSIAN TIME), subindo para 4º, mas depois deixou-se ultrapassar pelo russo. A sua persistência no entanto deu frutos, tornando a superar Markelov e em seguida Luca Ghiotto (Campos Vexatec Racing).

De Vries ia forte em segundo mas, atrás dele Lando Norris ia galgando terreno, trazendo atrás de si Alexander Albon (DAMS) que já tinha superado Markelov e Ghiotto. Na fase final da prova, usando o DRS, tanto Norris como Albon superaram Nick De Vries, para chegarem em 2º e 3º. O holandês foi quarto, no carro da PERTAMINA PREMA Theodore Racing, sendo seguido de Artem Markelov.

Atualmente, as contas do campeonato colocam George Russell na liderança com 188 pontos, seguido de Lando Norris com 183 e Alexander Albon com 161.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Formula 2 Media/Zak Mauger