Honda Civic Com Novo Motor Diesel

0

 

A gama Honda Civic disponível na Europa vai receber uma nova motorização Diesel já a partir de Março de 2018. O motor diesel 1.6 litros i-DTEC de 120 cv, amplamente revisto, passará a ser mais uma opção para os interessados neste modelo tão popular do construtor nipónico.

O novo motor é uma das primeiras unidades a serem testadas oficialmente no âmbito do novo ciclo de consumos e emissões, o WLTP (Procedimento de Teste Global Harmonizado para Veículos Ligeiros – Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), que entrará em vigor ainda este ano.

A Honda efetuou significativas melhorias no motor e no sistema de escape com o intuito de maximizar o desempenho em condições reais. Essas melhorias de eficiência resultam numa economia de combustível a partir de 3.t l/100km e emissões de CO2 de 99 g/km (no ciclo WLTP). Mas as melhorias para este motor 1.6 não se ficam pela economia em combustível e emissões, já que também se apresenta mais eficiente na suavidade do motor, agora com menos fricção dos cilindros que resulta num movimento mais suave dos pistões em liga de aço cromo-molibdénio de elevada resistência. O motor turbo com 1.597 cm3 utiliza o sistema de injeção de combustível da Bosch presente na geração anterior, mas apresenta-se mais leve, sólido e silencioso.

O 1.6 i_DTEC, produzido na fábrica da Honda de Swindon (Reino Unido), é um dos primeiros a ser oficialmente submetido aos novos testes de Emissões Reais de Condução (RDE – Real Driving Emissions), que permite validar as emissões de NOx e nível de partículas emitidas. Conta com um inovador sistema de armazenamento e conversão de NOx e com catalisadores de maior dimensão que armazenam o óxido de nitrogénio até ao ciclo de regeneração.

Em termos de performance, este 1.6 i-DTEC debita 120cv às 4000 rpm e 300 nm de binário às 2000 rpm, chegando dos 0 aos 100km/h em 10,4 segundos. Em meados de 2018, a Honda irá reforçar ainda mais as opções do Honda Civic, introduzindo uma transmissão automática de nove velocidades pela primeira vez num carro de tração às duas rodas.

Fotos: Honda