A CORE Autosport foi a vencedora da Continental Tire Road Race Showcase, 9ª etapa do IMSA WeatherTech SportsCar Championship, disputada ontem em Road America. Com uma estratégia de poupança de combustível na última hora da corrida, Jon Bennett e Colin Braun concretizaram a segunda vitória consecutiva no campeonato, aos comandos do #54 Oreca LMP2.

A última hora de prova foi emocionante, com três carros diferentes a passarem pela liderança. Optando por seguir a estratégia de Jeff Braun, pai de Colin Braun, a CORE Autosport reduziu ligeiramente o ritmo, para poupar combustível, passando a não figurar entre os primeiros classificados da corrida. Nas últimas três voltas, os líderes Jonathan Bomarito/Harry Tincknell entravam para um ‘splash and dash’ no #55 Mazda DPi do Mazda Team Joest. Na última volta, o drama assolou o #99 JDC Miller Motorsports Oreca LMP2 de Mischa Goikbherg/Stephen Simpson, que ficaram sem combustível na curva 13, perdendo ritmo e tendo que se contentar com a segunda posição.

Discretamente, o Oreca da CORE Autosport sobrepôs-se à concorrência no último fôlego da prova, para vencer.

“Este é um grande resultado para toda a equipa CORE Autosports”, disse Colin Braun. “Estou super orgulhoso por este enorme trabalho de equipa, principalmente no último ‘stint’. As decisões da equipa foram brilhantes, quando me colocaram na segunda posição. Na fase final da corrida, eu estava a sofrer um pouco com a degradação dos pneus e então decidimos poupar combustível”. Jon Bennett também estava muito satisfeito com o desempenho da CORE Autosport. “Neste desporto, temos que funcionar em equipa”, disse Bennett. “O Colin fez um excelente trabalho e magia dentro do carro hoje. Apesar de poupar combustível, conseguiu ser rápido. Às vezes, precisamos de nos afastar um pouco das lutas e da ribalta, para poupar combustível”.

O carro #99 da JDC Miller Motorsports ainda se conseguiu “arrastar” até ao degrau intermédio do pódio, na frente do #31 Cadillac DPi da Whelen Engineering Racing, entregue a Eric Curran/Felipe Nasr. A dupla do Cadilloc liderou cerca de metade da corrida, mas acabou por não conseguir manter a performance até final. Obtiveram em Road America o quinto pódio da temporada.

O 4º lugar da prova e da classe Prototype, foi para outro Cadillac DPi, o #10 Konica Minolta de Renger Van der Zende/Jordan Taylor, que também liderou na fase final da prova. A fechar o top cinco ficou colocado o #6 Acura DPi do Team Penske, entregue a Dane Cameron/Juan Pablo Montoya.

A dupla portuguesa, João Barbosa/Filipe Albuquerque, aos comandos do #5 Cadillac DPi da Mustang Sampling Racing, concluiu a prova na 7ª posição, classificação suficiente para manter a liderança no campeonato.

Ford Chip Ganassi Racing Vence em GTLM

Depois de ter dominado o Qualifying e já ter vencido a prova em edições anteriores, a Ford Chip Ganassi Racing era favorita para levar o Ford GT à vitória da classe GTLM na Continental Tire Road Race Showcase. Os carros americanos, da equipa americana, confirmaram a superioridade e a vitória foi para o #67 Ford GT de Ryan Briscoe/Richard Westbrook, que havia iniciado a corrida na segunda posição. Esta vitória foi a quarta consecutiva da Ford Chip Ganassi Racing no campeonato.

No entanto, a corrida não se apresentou fácil para os Ford GT, já que apenas nos últimos dois minutos da prova de 2 horas e 40 (minutos), Richard Westbrook herdou a liderança do #25 BMW M8 de Alexander Sims/Conor De Phillippi, quando o carro do BMW Team RLL ficou sem combustível.

“Estamos a ter um desempenho incrível”, disse Richard Westbrook no final. “As coisas não têm sido fáceis e não caiem do céu, temos trabalhado muito. Esta pista favorece o nosso carro. Os BMW estavam rápidos, mas na fase final não geriram bem. Esta foi uma grande vitória, tem sido uma época incrível em que estou a desfrutar de cada momento”. Ryan Briscoe disse, “foi azar para os nossos companheiros de equipa do carro #66 (abandono com a quebra da suspensão traseira), mas é muito bom chegarmos às quatro vitórias consecutivas. O facto de podermos sempre lutar pelas vitórias é fantástico”.

As quatro vitórias da Ford Chip Ganassi Racing foram conseguidas pelos carros #66 (Watkins Glen, Lime Rock) e #67 (Canadian Tire Motorsports Park, Road America)). A liderança do campeonato segue com a dupla do #66 Ford GT, Dirk Müller/Joey Hand, que haviam largado da pole position para a prova de ontem.

Da mesma forma que o Ford GT venceu por quatro vezes consecutivas, em Road America o #4 Chevrolet Corvette C7.R de Corvette Racing, entregue a Tommy Milner/Oliver Gavin, concretizou a 2ª posição na classe. Este resultado foi o quarto consecutivo de um dos Corvette oficiais no degrau intermédio do pódio.

O outro Corvette oficial, o #3 de Antonio Garcia/Jan Magnussen, assegurou a 3ª posição, à frente do #912 Porsche 911 RSR do Porsche GT Team, entregue a Laurens Vanthoor/Earl Bamber. O outro Porsche do GT Team, o #911 de Nick Tandy/Patrick pilet, fechou o top cinco dos GTLM.

Patrick Long/Christina Nielsen Levam Porsche À Vitória em GTD

O #58 Porsche 911 GT3 R da Wright Motorsports já tinha deixado boas indicações no Qualifying de Road America, quando Patrick Long assegurou a pole position. A fazer equipa com Christina Nielsen, o piloto americano ajudou a levar o carro germânico à vitória, numa prova que marcou o primeiro pódio para a Wright Motorsports na temporada e poderá ter posto um fim à falta de sorte que vinha este ano afetando a equipa.

Após já terem também assegurado a pole position em Lime Rock Park, na prova anterior do campeonato, Long e Nielsen mostram que o Porsche 911 GT3 R está preparado para as restantes corridas do ano.

“Esperámos muito por isto”, disse Christina Nielsen no final da Continental Tire Road Race Showcase. “Estávamos realmente ansiosos de colocar em pista a melhor estratégia para a Wright Motorsports, que efetuou um excelente trabalho no carro da Porsche Consulting. Concluir o nosso primeiro pódio no degrau mais alto é simplesmente fantástico”, rematou a dupla campeã em título da classe GTD. Patrick Long disse, “tirámos proveito das excelentes paragens no boxe e da estratégia. O carro tinha um equilíbrio perfeito, que premeia o nosso imenso esforço. Trabalhámos mesmo muito”.

A segunda posição foi para os líderes do campeonato, Bryan Sellers/Madison Snow, no #48 Lamborghini Huracán GT3 da Paul Miller Racing. A dupla do Lamborghini conseguiu superar o Porsche na fase inicial da prova, mas foi relegada para a segunda posição ainda durante a primeira das 66 voltas disputadas.

No derradeiro lugar do pódio ficou o #63 Ferrari 488 GT3 da Scuderia Corsa, com o volante entregue a Cooper MacNeil/Alessandro Pier Guidi. A dupla do Ferrari subiu ao pódio nos derradeiros vinte minutos da corrida.

Robbie Foley/Markus Palttala asseguraram a 4ª posição dos GTD no #96 BMW M6 GT3 da Turner Motorsports, à frente de Ben Keating/Jeroen Bleekemolen que fecharam o top cinco no #35 Mercedes AMG GT3 da Mercedes AMG Team Riley Motorsports.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Courtesy of IMSA  e Ford Chip Ganassi Racing