IMSA: Primeira Vitória da Acura Foi Hoje em Mid-Ohio

0

 

A Acura venceu pela primeira vez no IMSA WeatherTech Sports Car Championship. Foi hoje, no Acura Sports Car Challenge de Mid-Ohio.

Foi hoje, na corrida apoiada pela própria marca, que a Acura venceu pela primeira vez, desde que apostou num carro DPi, entregue ao Team Penske para participar do IMSA WeatherTech Sports Car Championship. A equipa da divisão americana da Honda, dominou o evento de Mid-Ohio, desde o seu início, ou seja sexta-feira. Os dois carros do Team Penske asseguraram o 1º e 2º melhores tempos do Qualifying, saindo por isso na frente para a corrida de hoje. Durante a prova, assistiu-se quase todo o tempo a um duelo intenso entre os dois Acura e os dois Mazda DPi do Mazda Team Joest, como que recordando outros tempos em que as equipas destes dois ‘gigantes’ (Penske/Joest) se debatiam pelas vitórias. A prova esteve aberta para os quatro carros das duas equipas até que, na última hora, problemas mecânicos arredaram o #55 Mazda DPi de Jonathan Bomarito/Spencer Pigot de um bom resultado, forcando-os a abandonar.

Assim sendo, acabou por ser na fase final da prova, ou seja, nos últimos 20 minutos, o #7 Acura de Ricky Taylor/Hélio Castro Neves a isolar-se para vencer, com uma pequena mas confortável distância de sensivelmente oito segundos sobre os seus companheiros de equipa, Juan Pablo Montoya/Dane Cameron, no #6 Acura.

“Este resultado é fantástico”, disse o brasileiro Hélio Castro Neves. “Foi desde o início, na primeira linha, os carros 6 e 7 estiveram sempre lá. O Dane esteve muito forte e colocou sempre muita pressão sobre mim, mas foi preciso levar até ao fim, pois esta é uma corrida longa. Eu estava a tentar ir com calma, para conseguirmos os números que tínhamos planeado e depois entreguei tudo nas mãos do meu companheiro Ricky e este fez um excelente trabalho”.

A premiar um excelente desempenho durante toda a prova, em que sempre deram luta aos Acura, Oliver Jarvis/Tristan Nuñez levaram o #77 Mazda DPi do Mazda Team Joest ao derradeiro lugar do pódio.

Filipe Albuquerque/João Barbosa

Filipe Albuquerque/João Barbosa, conseguiram levar o #5 Cadillac DPi da Mustang Sampling Racing Action Express ao 4º lugar. Num dia em que os carros da Cadillac sofreram muito em termos de performance, estando sempre um bocado aquém do desempenho dos Acura e Mazda, a dupla portuguesa conseguiu ainda assim preciosos pontos para o campeonato, com Filipe Albuquerque a ter um stint bastante longo onde rubricou excelentes tempos por volta.

A fechar o top cinco dos Protótipos em Mid-Ohio, ficou o #10 Konica Minolta Cadillac DPi de Jordan Taylor/Renger van der Zende.

Porsche Vence em GTLM

Entre a ultra-competitiva classe GTLM (GT Le Mans), a vitória foi para o #912 Porsche GT Team Porsche 911 RSR de Earl Bamber/Laurens Vanthoor. Com o equilíbrio a ser, mais uma vez, a nota dominante nesta classe, o 2º lugar foi pertença do #24 BMW Team RLL BMW M8 GTE de Alexander Sims/Connor De Phillippi.

A derradeira posição do pódio da classe foi para o #3 Corvette Racing Chevrolet Corvette C7R de Jan Magnussen/António Garcia, que foram seguidos dos dois Ford GT da Chip Ganassi Racing, com o #66 de Dirk Mueller/Joey Hand a ser 4º, na frente do #67 de Richard Westbrook/Ryan Briscoe.

 Lexus Vence Pela primeira Vez em GTD

A luta pela vitória na classe GTD foi de cortar a respiração até à bandeira de xadrez. Embora, pelo menos por metade da corrida, o domínio tenha pertencido ao #14 Lexus RC-F GT3 da 3GT Racing, com Dominik Baumann/Kyle Marcelli ao volante, a verdade é que nas últimas voltas o ‘pressing’ imposto por Álvaro Parente, no #Acura NSX GT3 que dividiu com Katherinne Legge, fez com que este se chegasse à traseira do Lexus. Na última volta, Parente tentou colocar o Acura da Meyer Shank Racing with Curb Aganajian lado a lado com o Lexus, mas Baumann ‘fechou a porta’ e o português teve que ‘levantar o pé’. Embora tenha perdido uma dezena de metros, a verdade é que Parente não desistiu e acabou a corrida ‘coladinho’ ao Lexus RC-F GT3, que venceu pela primeira vez no campeonato.

Atrás do Acura de Parente/Legge e no derradeiro lugar do pódio da classe, ficou o #48 Lamborghini Hurácan GT3 da Paul Miller Racing, entregue a Bryan Sellers/Madison Snow.

Nas derradeiras posições do top cinco ficaram, Jack Hawksworth/David Heinemeier-Hansson no #15 Lexus RC-F GT3 da 3GT Racing, seguido do #93 Acura NSX GT3 da Meyer Shank Racing with Curb Aganajian, entregue a Lawson Aschenbach/Justin Marks.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Courtesy of IMSA