Ambas as versões de duas portas do Mercedes Classe S já estão disponíveis para encomendas, com data de previsão de entrega para o Coupé em janeiro de 2018 e para o Cabrio em abril. Ambos os modelos tiram partido das alterações introduzidas recentemente na berlina, como os novos sistemas de ajuda à condução, o novo conceito dos comandos e visualização para o condutor, agora a contar com posto de condução widescreen, ou ainda a nova geração de volantes, o controlo de conforto Energyzing e a geração mais recente de equipamento de infotainment.

Apenas disponível para o Coupé e Cabrio, como equipamento de série, são as inovadoras luzes traseiras de tecnologia OLED. Mais dinamismo está também assegurado pelo novo motor V8 biturbo do S 560 4Matic Coupé e S 560 Cabrio, ambos de série com o kit estético AMG Line.

Luzes Traseiras OLED de Série

Um dos novos atributos dos Classe S Coupé e Cabrio são as luzes traseiras OLED (Organic Light Emitting Diode). Os 66 OLED ultra-planos, de material orgânico electro-luminiscente, emitem uma luz especialmente homogénea em todas as direções, proporcionando um desenho singular e exclusivo à traseira dos novos S da Mercedes, de dia ou de noite. Estas novas óticas traseiras utilizam vários níveis de intensidade de iluminação, variando o brilho conforme o tipo de movimento do veículo e a luz do dia/noite.

Posição de Condução Widescreen e Nova Geração de Volantes

Com o intuito de rejuvenescer o habitáculo, são propostos três novos níveis de acabamentos, em vários tipos de madeira tratada e em pele, visíveis no volante e elementos do tablier, consola central e portas. Além disso, estão presentes dois novos visualizadores de alta resolução com 12,3″ de diagonal, que se fundem, proporcionando um painel de instrumentos widescreen que enaltece a harmonia e distinção do design interior destes novos S.

O posto de condução widescreen inclui painel de instrumentos e sistema de infotainment na consola central, digitais. O painel de instrumentos pode ser utilizado em três modos distintos: Classic, Sport, Progressive. Para além disso e em complemento, ambos os carros têm comandos táteis no volante, que reagem aos impulsos do condutor, tal como o écran de um smartphone. Também a partir do volante se controlam os comandos dos sistemas Distronic e Tempomat. Para comando por voz, está também presente, como opcional, a função Linguatronic, a partir da qual se controlam a climatização, aquecimento e ventilação dos bancos, iluminação interior (luz ambiente, luz de leitura, luz dos lugares traseiros), ambientador, função de massagem dos bancos e Head-up Display.

Disponível também como opcional, está o sistema de conforto Energyzing, a partir do qual se interconecta os diversos controlos de conforto do automóvel. Este, combina de forma seletiva as funções do ar condicionado (incluindo o ambientador), os bancos (aquecimento, ventilação e massagem), o aquecimento de toda a superfície do interior, os diferentes efeitos de luz e música ambiente, enfim tudo para o maior conforto dos ocupantes.

Mais Precisão e Novo Motor

Os novos Mercedes Classe S Coupé e Cabrio contam com Magic Body Control de série. Graças a este sistema, a carroçaria inclina, em curva, até 2,65º, reduzindo as forças transversais a que normalmente os passageiros são sujeitos. O sistema reconhece as curvas com recurso a uma camara estereoscópica, situada atrás do para-brisas. Esta camara funciona a  velocidades até aos 180 km/h.

A versão Cabrio inclui ainda de série o sistema semi-ativo de suspensão pneumática integral Airmatic, com regulação progressiva do amortecimento.

Tanto o S 560 4Matic Coupé como o S 560 Cabrio contam um novo motor V8 biturbo, que garante consumos 8% abaixo do antecessor. No entanto, apenas o Coupé inclui o sistema de comando das válvulas, Camtronic, fundamental para assegurar o decréscimo na média de consumo. O novo motor V8 desenvolve 469 cv (345 kW) e 700 Nm. Chega dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos e tem um consumo médio de 8,7 lt, com emissões de CO² de 197 g/km (199 g/km no Cabrio).

Sem impostos, o S 560 4Matic Coupé custa €162.150, enquanto que o S 560 Cabrio custa €175.100.00.

Fotos: Mercedes