O sistema Smart Settings incorpora algoritmos de inteligência artificial, para que o E-Pace se adapte às preferências e gostos do utilizador, nomeadamente no que diz respeito à posição do banco, climatização e música. Esta é uma tecnologia que foi inicialmente apresentada aquando da introdução do I-Pace elétrico nos mercados.

O Jaguar E-Pace reconhece o condutor à medida que este se aproxima, através da chave e do sinal Bluetooth to smartphone. Nesse instante, o veículo ajusta o banco, temperatura, sistema de informação e entretenimento, podendo inclusive através de configuração personalizada, aquecer o volante ou selecionar fontes de multimédia de acordo com os hábitos semanais do utilizador. Pode memorizar até oito configurações.

O Smart Settings inclui a função Intelligent Phone Reminder, que alerta o condutor caso se esqueça do smartphone, enquanto a opção Predictive Call adota padrões de utilização, dando prioridade aos contactos utilizados num determinado momento. O Smart Settings está integrado no Connect Pro Pack, que também permite acesso Wi-Fi 4G, Pro Services e Navigation Pro. Disponibiliza informação de trânsito em tempo real, navegação a partir do smartphone, Street View e informações sobre disponibilidade de estacionamento.

Sistema Dinâmico Adaptativo – Mais Conforto em Viagem

Com influência na resposta dinâmica, controlo da carroçaria e melhorias na condução, este sistema utiliza tecnologia de suspensão de variação contínua (design de tubo triplo e válvulas hidráulicas de montagem externa), para proporcionar mais opções em termos de comportamento e controlo da carroçaria, com resultados práticos em termos dos tempos de reação. Inclui configuração específica para situações de todo o terreno.

O Sistema Dinâmico Adaptativo responde de forma instantânea às solicitações do condutor e às alterações na estrada, assegurando maior controlo ao minimizar a oscilação da carroçaria (supervisiona os movimentos do veículo a cada 2 milissegundos e calcula a força de amortecimento necessária a cada 10 milissegundos).

Através do Sistema Dinâmico Adaptativo, o condutor pode selecionar os modos Normal e Dynamic, através do menu do Sistema Dinâmico Configurável, incluído no JaguarDrive Control. O modo Normal privilegia o conforto enquanto o Dynamic assegura maior controlo da carroçaria e aderência em estrada.

 

Novo Motor com 200cv

Em estreia no Jaguar E-Pace, passa a estar disponível o motor Ingenium 2.0 a gasolina. Trata-se de um 4 cilindros em linha com 200cv, da Jaguar Land Rover. Este motor permite chegar dos 0 aos 100 km/h em 8,2 segundos, assegurando médias de consumo de 8.2 l/100km e emissões de CO² de 186 g/km.

Tal como os restantes membros da família de motores Ingenium, este 2.0 conta com turbo compressor e distribuição contínua variável, para melhor potência, eficiência e facilidade de utilização.

Todos os motores a gasolina da atual gama E-Pace passam a contar com filtro de partículas eficientes, integrados no sistema de pós-tratamento de gases.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Jaguar