A KIA Motors América, aproveitou o Salão de Los Angeles para dar a conhecer o Niro Plug-in Hybrid (PHEV), que já está disponível em Portugal.

O KIA Niro Plug-in Hybrid (PHEV), acrescenta uma nova dimensão à excitante gama de veículos movidos a energias alternativas, atualmente disponibilizadas pelo construtor coreano. Trata-se da terceira proposta plug-in da KIA, que já chegou ao mercado nacional e que proporciona o mesmo conceito de crossover funcional, com elegância e diversão ao volante, que já existe no Niro híbrido, só que agora com 58 km de autonomia em modo totalmente elétrico.

Com esta estimativa em termos de autonomia, o Niro PHEV irá ajudar alguns condutores a consumir menos gasolina na maior parte das condições de condução, até porque como é sabido a autonomia acaba sempre por variar de acordo com as características da estrada, hábitos de condução e estado do veículo. Desde logo, é certo e sabido que este KIA produz zero emissões em modo totalmente elétrico. Com a autonomia total de condução a ser estimada em 901 km, o Niro PHEV oferece a possibilidade de aliarmos uma condução urbana de modo elétrico às longas viagens e escapadas, tão uteis ao fim-de-semana após uma vida ativa de segunda a sexta.

Trata-se de mais um veículo introduzido sob a alçada da EcoDynamics, uma secção da KIA Motors, que representa o cuidado do construtor nos passos para o futuro, que passam por triplicar as suas opções de veículos movidos a energias alternativas até 2020, onde já se podem incluir o Niro, Optima Hybrid, Optima PHEV e Soul EV. O novo Niro Plug-in Hybrid oferece as mesmas características em termos de equipamento que o Niro híbrido, acrescentando alguns ‘retoques’ de plug-in, tais com a grelha frontal, subtilmente modificada, algumas aplicações estéticas exteriores em tom azul híbrido, faróis LED, uma porta para a tomada de carregamento na frontal esquerda (acima da roda frontal esquerda) e um ecran tátil de 7″ com inscrição ECO plug-in.

O Niro PHEV alinha na perfeição o motor 1.6 GDi, 4 cilindros de injeção direta a gasolina de 105 cv, com um pack de baterias de polímero de lítio e um motor elétrico de 61 cv (44.5 kW), para alcançar uma potência combinada de 141 cv (254 Nm). O Niro PHEV faz uso de uma caixa automática de dupla embraiagem DCT com 6 velocidades, capaz de assegurar emissões de CO² de 29 g/km e consumos de 1,3 l/100 km. O utilizador poderá fazer uso de vários modos de condução, a começar pelo básico (default) modo híbrido. As outras opções são: EV, Eco ou Sport.

Esta nova opção para o KIA Niro vem recheada de equipamento, incluindo os serviços conectados, compatíveis com Android Auto e Apple CarPlay. O Niro PHEV já está disponível em Portugal, gozando de notórias vantagens fiscais, para quem pode deduzir a aquisição do automóvel nos seus impostos. Com campanhas já em vigor, é possível adquirir o KIA Niro PHEV por €37.240, com o valor a baixar até aos €29.100, fruto das isenções fiscais, no caso de aquisição para frotas de empresas.

Fotos: KIA