Land Rover Discovery: Novo Motor e Tecnologias de Segurança

0

 

A Land Rover atualizou o Discovery, passando o SUV de luxo, de 7 lugares, a contar com um novo motor 3.0 turbo diesel, com 306cv. Para além disso, o Discovery recebeu também sistemas de assistência ao condutor, tais como a Deteção de Saída Segura e o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Stop & Go.

O novo motor diesel V6 3.0, que tem a designação SDV6, disponibiliza 700 Nm de binário, necessitando de 7,5 segundos para chegar dos 0 aos 100 km/h. Este motor, com turbocompressor duplo, inclui um sistema de admissão modificado e um injetor de oito orifícios, para assegurar performance e eficiência ideais.

Convém também referir que todos os motores a gasolina, também presentes na nova geração Discovery, incluem filtros de partículas, estando estes selados e perfeitamente integrados no sistema de pós-tratamento. As partículas ultrafinas são retidas enquanto que os gases de escape vão fluindo através dos filtros. Em situações normais de condução, as partículas retidas são oxidadas para CO², sendo o filtro regenerado sempre que o condutor desacelera.

 

Mais Interação com o Condutor

A mais recente geração Discovery passa a contar com o sistema de Deteção de Saída Segura, que alerta o condutor e os passageiros da aproximação de veículos, de duas ou quatro rodas, quando estes se preparam para abrir as portas e sair da viatura. Sempre que detete um obstáculo, o sistema acende uma luz de aviso nas portas, desta forma alertando os passageiros.

Também passa a estar disponível o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo, que passa a incluir a função Stop & Go, para maior ajuda a quem está ao volante. O sistema mantém a velocidade selecionada, mas poderá por questões de segurança, ajustar a mesma automaticamente para manter a distância sobre veículos próximos. Esta tecnologia permite inclusivamente parar o veículo no trânsito, de forma suave e, se o veículo da frente se tornar a mover nos três segundos seguintes, liga-se e arranca automaticamente, seguindo esse mesmo veículo.

A Land Rover aproveitou ainda para simplificar o processo de seleção de especificações da sua gama de veículos, agrupando as características de segurança em três pacotes: Park Pack, Drive Pack e Driver Assist Pack.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Land Rover