A Mazda colaborou com o realizador Ed Bazalgette, nomeado para um BAFTA, na criação de um filme sobre as belezas naturais do Lago Bakail, localizado na Sibéria Oriental. O filme, que coloca em evidência a beleza do maior, mais antigo e mais profundo lago do mundo, tem como protagonista, Irina Lyasota, a Diretora Adjunta da Reserva Natural de Baikalsky.

De referir também que a Mazda organizou recentemente o primeiro evento dinâmico de um fabricante automóvel que permitiu atravessar o congelado Lago Baikal.

Ed Bazalgette, conceituado realizador de documentários, a Mazda e a Kingdom Creative, premiada produtora britânica de vídeos, criaram, em conjunto, uma curta-metragem sobre o Lago Baikal. Com mais de 600 quilómetros de extensão, cerca de 80 de largura e uma profundidade máxima superior a 1.640 metros, este lago existe há 25 milhões de anos e é o mais volumoso do planeta em termos de água doce, contendo mais de 20 por cento das suas reservas não congeladas.

Famoso pelo seu ecossistema único e complexo, o Lago Baikal congela todos os anos, criando um deslumbrante ambiente invernal. Foi recentemente palco da ação “Mazda Epic Drive Siberia”, evento de condução e aventura em que 65 representantes de órgãos de comunicação social europeus cruzaram o lago, aos comandos de versões completamente de série do SUV Mazda CX-5. Fizeram-se, no total, quatro cruzamentos do lago, em percursos de 72 km cada, numa acção que tornou a Mazda no primeiro construtor automóvel a atravessar, com sucesso, esta bela, mas implacável, massa de água congelada.

Mas a presença da Mazda na Sibéria foi muito além de um tradicional evento de condução, tendo trabalhado de perto com a Reserva Natural de Baikalsky, nomeadamente através de Irina Lyasota, Directora-Adjunta local, de modo a garantir que esta ação não teria um impacto no ecossistema deste espaço, que conta com o selo de “Património Mundial da UNESCO”. O objetivo traduziu-se num filme único que permite ver o Lago Baikal através dos olhos daquela responsável, alguém cuja paixão pelo espaço e seu ambiente proporciona uma fantástica perspetiva de ecologia, história e futuro deste puro espetáculo da natureza.

“Durante a sua visita ao Lago Baikal, a Mazda proporcionou-nos uma oportunidade de contar a história deste lago a membros da imprensa de toda a Europa, que não só testemunharam a beleza da região, mas que também e mais importante, conseguiram compreender o que precisamos de fazer para garantir que continuará a ser um lugar que as pessoas podem visitar ao longo de muitos anos”, disse Irina Lyasota.

Texto e Fotos: Mazda