Novidade para os MINI de 3 portas, 5 portas e Cabrio, a transmissão automática Steptronic de 7 velocidades com dupla embreagem permite aceleração sem interrupções de torque.

A MINI está a dinamizar o caráter desportivo dos seus veículos com a introdução da caixa automática de dupla embraiagem, Steptronic de 7 velocidades. Esta transmissão vai permitir engrenar as mudanças de forma extremamente rápida, confortável e ótima eficiência. Esta nova transmissão, está disponível nos MINI de 3 e 5 portas, assim como no MINI Cabrio. Está apenas disponível para determinadas motorizações, em alternativas à caixa manual de 6 velocidades.

A nova transmissão automática é manobrada através de uma alavanca de novo e engenhoso design, proporcionando um tipo de condução vincadamente desportivo, que inclui a opcão de ser manobrada de forma manual (sequencial). Relativamente aos modos automáticos que proporciona, eles são dois – D, S e M –  além de ter ainda o modo Neutral (N) e P, para imobilizar o veículo. Esta nova transmissão ainda inclui um modo de funcionamento que está ‘emparelhado’ com os dados do sistema de navegação, sendo compatível com a função ‘start-stop’ e também com os modos que melhor otimizam a economia de combustível e redução de emissões de CO².

Baseada na Experiência da Competição para Proporcionar Maior Prazer de Condução em Estrada

Esta transmissão de dupla embraiagem, foi adaptada com os conhecimentos obtidos na competição. Tal como acontece em pista, a Steptronic permite enorme dinamismo na condução, ao ser possível acelerar e ‘passar de caixa’ sem qualquer tipo de interrupção no binário. O condutor pode continuar a pisar no acelerador enquanto o controlo de transmissão ajusta os pontos de passagem de caixa com tal precisão, em apenas uma fração de segundo, que a velocidade ideal do motor está sempre disponível após a mudança de engrenagem, para garantir um aumento contínuo da velocidade.

Para que a engrenagem adequada esteja pronta para a próxima mudança, o sistema de controlo eletrónico da nova transmissão de dupla embraiagem analisa permanentemente as intenções do condutor e a situação da estrada. Esta análise incorpora a posição do acelerador, velocidade do motor, velocidade da estrada e modo de condução a ser utilizado. Desta forma, a transmissão adapta-se rapidamente para sempre saber qual a mudança correta a ser utilizada, sendo rápida para uma resposta adequada na situação de condução. Por exemplo, se a aceleração for interrompida inesperadamente, a transmissão da dupla embraiagem não leva mais de uma fração de segundo para preparar uma engrenagem mais curta em vez de uma engrenagem mais longa.

Sete Velocidades, para Potenciar Prazer de Condução e Conforto

O aumento das engrenagens disponíveis em comparação com a transmissão manual de 6 velocidades beneficia tanto a dinâmica quanto o conforto de condução. As sete engrenagens da transmissão de dupla embraiagem permitem uma maior capacidade das engrenagens, o que reduz as diferenças de velocidade do motor entre as diferentes posições da direção. Juntamente com a ligação direta da característica do motor da transmissão de dupla embraiagem, os pequenos saltos das rotações proporcionam um prazer de condução particularmente intenso ao acelerar. Isto aplica-se às mudanças automáticas nos modos D e S, bem como às intervenções manuais na seleção de posições de direção no modo M. No modo S, a mudança de engrenagem ocorre a velocidades de motor mais elevadas e com maior mudança de dinâmica. Além disso, no modo S, o condutor também pode passar espontaneamente para a caixa de velocidades manual. Aqui, a seleção manual de mudanças é seqüencial. A alavanca do selector move-se brevemente para frente e aumenta ligeiramente as rotações para aumentar a mudança.

No modo automático, também é possível aumentar o prazer de condução ligando o controlo da transmissão ao sistema de navegação, opcional no MINI. Isto significa que a unidade de controlo da transmissão de dupla embraiagem pode usar os dados de navegação para adaptar sua estratégia de mudança à situação da estrada. Ao se aproximar de uma interseção ou de uma curva apertada, por exemplo, é alterada antecipadamente para uma engrenagem inferior para fazer uso do efeito de travagem com o motor para fins de desaceleração. Ao passar por duas curvas muito próximas, a posição de condução é mantida baixando uma mudança para evitar alterações desnecessárias e garantir que a melhor engrenagem esteja disponível para obter a melhor aceleração à saída da curva.

Como um sistema de conversão convencional, a transmissão de dupla embraiagem também oferece a função de Crawl, que permite uma saída suave sem ativar o acelerador, o que aumenta o conforto ao manobrar no trânsito, no frequente para/arranca. O volante de inércia de dupla massa com pêndulo centrífugo integrado desenvolve seu efeito positivo ao dirigir em baixas rotações: equilibra a inclinação rotacional em caso de solicitação súbita de torque, promovendo o conforto vibratório e acústico ao acelerar a partir de uma baixa velocidade do motor.

Além disso, o sistema de controlo eletrónico da transmissão de Steptronic de 7 velocidades oferece uma ampla gama de funções progressivas para aumentar a eficiência do MINI. Para evitar o consumo desnecessário de combustível ao parar nas interseções, por exemplo, a transmissão de dupla embreagem também permite o uso da função de arranque/paragem do motor.

Esta função está disponível nos modos de condução Mid e Geen. Com esta função, o sistema de propulsão é desacoplado assim que o condutor pára de pressionar o acelerador. Isso permite que o MINI se desloque em marcha lenta, livre de qualquer efeito de travagem com o motor e com um consumo mínimo de combustível. Este modo pode ser adaptado mais precisamente à situação de condução se o veículo estiver equipado com um sistema de navegação ou sistemas de assistência ao condutor. Por exemplo, se for necessário usar os travões de acordo com os dados de navegação ou as imagens da camara, sempre  porque o MINI se aproxima de um cruzamento, o modo será interrompido para fazer uso do efeito de travagem com o motor.

Fotos: MINI