NASCAR: ‘Bump And Go’ e Vitória Para Kevin Harvick em New Hampshire

Kevin Harvick aplica o clássico “bump and go” em Kyle Busch e fica com a vitória na Foxwoods Resort Casino 301 em New Hampshire Motor Speedway.

0

 

Foi um verdadeiro duelo de titãs que começou restando 20 voltas para o fim. Kevin Harvick e Kyle Busch faziam uma corrida à parte, Busch havia acabado de assumir a liderança nas boxes, enquanto Harvick, buscava essa posição a todo o custo. Quando a batalha começou, Harvick teve paciência, deu pequenos toques em Busch, que conseguiu se segurar, mas com sete voltas para o fim, Harvick deu o ‘bump’ decisivo. Busch perdeu a o carro e Harvick, com tranquilidade, foi para a sua sexta vitória em 2018 na Monster Energy NASCAR Cup Series.

“Eu não sabia se ia chegar lá no final e senti que era a melhor oportunidade”, disse Kevin Harvick. “Fiz o que tinha que fazer para vencer”. Sobre o ‘bump and go’ aplicado em Busch, Harvick disse, “Eu não o queria destruir, mas não quis perder tempo atrás dele. Eu sabia que havia poucas voltas e não sabia se ia chegar até ele novamente. Senti que precisava tirar ele do ‘groove’ (linha), foi isso que fiz”.

Kyle Busch contou com o excelente trabalho da equipe nas boxes e assumiu a liderança na volta 263. Busch saiu bem, mas Harvick tinha um ritmo melhor em bandeira verde, e o piloto de Las Vegas teve que se contentar com a segunda posição.

“Adam Stevens (Chefe de equipe) fez boas estratégias, alguns bons ajustes para continuar melhorando”, comentou Busch. “O trabalho nas boxes foi impecável, eles nos deram várias posições e nos levaram para frente, e nós tivemos a chance de vencer. Eu sabia que o nosso carro não era bom o suficiente, os carros da Stewart-Haas Racing estavam resistentes hoje”.

Aric Almirola, que era o líder antes da bandeira amarela ser acionada restando 45 voltas para o fim, estava decepcionado pela terceira posição. Martin Truex Jr e Chase Elliott completaram os cinco primeiros. “Eu sabia que o nosso carro não era bom o suficiente, esses carros da Stewart-Haas Racing estavam resistentes hoje”.

Depois de uma longa espera devido à chuva, a corrida começou com mais de 3 horas de atraso, quando a bandeira verde foi ao ar, Kurt Busch fez uma boa largada e manteve-se à frente, mas era seguido de perto por Martin Truex Jr. Busch segurou a primeira posição até à bandeira amarela de competição na volta 36. Nessa altura, todos os lideres entraram no pit lane. Ricky Stenhouse Jr ficou na pista e assumiu a liderança, mas 11 voltas depois, foi superado por Truex Jr, que conservou a liderança e venceu o estágio.

Martin Truex Jr continuou a dominar a corrida no segundo estágio. Restando 25 voltas para o fim do estágio, aparecia 0.651s à frente de Chase Elliott e a 1.2s de Kurt Busch. Cinco voltas depois, os dois passaram a brigar pela liderança. Elliott foi quem se saiu melhor e assumiu a liderança pela primeira vez. Busch subiu para a segunda posição e tinha bom ritmo, mas Elliott segurou a liderança para vencer o estágio.

Na saída das boxes, Kurt Busch superou Chase Elliott e começou o último estágio em primeiro. Assim que o segundo estágio foi concluído, a corrida já era oficial, com a ameaça de mau tempo cada posição era vital, já que se a chuva caísse em New Hampshire, a prova podia acabar mais cedo.

Kurt Busch liderou as primeiras 62 voltas do estágio, na volta 212, foi superado por Aric Almirola. Os dois faziam uma corrida à parte, Kevin Harvick era o terceiro colocado 5s atrás. As paragens em bandeira verde começaram restando 80 voltas para o fim, mas Busch só entrou cinco voltas depois, Almirola seguiu o plano e entrou em seguida, após o ciclo, Kevin Harvick aparecia na liderança, mas Almirola não demorou muito e voltas depois, figurava na primeira posição.

Restando 45 voltas para o fim, Clint Bowyer bateu no muro e a bandeira amarela foi acionada. Durante a troca de pneus, a equipa do carro #18 foi mais rápida e Kyle Busch assumiu a liderança pela primeira vez, mas Harvick não deu folga e com 20 voltas para o fim, os dois estavam separados por apenas 0.4s. Ao mesmo tempo, alguns pilotos começaram a reportar chuva, a batalha esquentou e Harvick chegou a dar pequenos ‘bumps’ em Busch. O ‘bump’ decisivo aconteceu a sete voltas do fim. Harvick assumiu a liderança e ficou com a vitória em New Hampshire.

Primeiro Estágio – 75 Voltas
Vencedor do Primeiro Estágio: Martin Truex Jr
2. Chase Elliott
3. Jimmie Johnson
4. Kurt Busch
5. Ryan Blaney

Segundo Estágio – 75 Voltas
Vencedor do Segundo Estágio: Chase Elliott
2. Kurt Busch
3. Martin Truex Jr
4. Kevin Harvick
5. Aric Almirola

Último Estágio – 151 Voltas
Vencedor da corrida: Kevin Harvick
2. Kyle Busch
3. Aric Almirola
4. Martin Truex Jr
5. Chase Elliott

Texto: Wellingson De Souza  Fotos: NASCAR Media/Getty Images (Robert Laberge, Brian Lawdermilk, Jeff Zelevansky)