Peugeot 508: Todo Um Mundo Novo

0

 

A Peugeot já mostrou o novo 508. A berlina francesa apresenta-se com uma nova arquitetura, rebaixada e compacta, trazendo também imagem mais fluida e musculada no exterior e espectacular no interior, onde o iCockpit recebe uma nova interpretação.

Esta nova abordagem ao 508 traz-nos uma berlina mais expressiva, estética e dinamicamente. Com uma altura de apenas 1,40 metros, o novo 508 está mais arrojado e muito ao estilo coupé.

A agressiva secção dianteira exibe uma grelha estreita, em padrão quadriculado, que se impõe entre as óticas Full LED, inspiradas no Peugeot Instinct, que asseguram ao mesmo tempo uma identidade forte e exclusiva.

No seu perfil, o novo 508 da marca do Leão revela proporções equilibradas por uma postura forte, asseguradas por uma linha de tejadilho baixa, alongada e fluida, tal como deve ser num veículo do segmento ‘premium’. Com um comprimento fixo nos 4,75 metros e superfícies vidradas, perfeitamente integradas, o 508 assume uma silhueta perfeita, sem interferências de capot, montantes das janelas ou até mesmo das molduras das portas.

A traseira caracteriza-se pela faixa horizontal em preto brilhante, enquadrada pelas óticas, numa filosofia de expressividade que se encaixa nas mais recentes produções da marca. As óticas, são Full LED tridimensionais, com intensidade adaptativa na iluminação de dia e de noite, num conceito que enriquece pela diferença e que deriva do trabalho realizado nalguns dos mais recentes concepts da casa de Sochaux.

iCockpit Rejuvenescido

O elegante e moderno conceito de iCockpit, recentemente introduzido na gama de modelos Peugeot, foi alvo de uma reinterpretação para o novo 508. Mantendo todos os elementos essenciais à sua filosofia – volante compacto, grande écran tátil HD capacitivo (10″ de largura c/formato 8/3), painel de instrumentos tipo head-up display – , o novo cockpit apresenta-se mais personalizado (seis modos de visualização diferentes), com o painel posicionado sobre o aro do volante, bem no eixo de visão para a estrada, com todas as informações úteis à condução, incluindo a inovadora visão noturna.

Relativamente ao écran tátil, está devidamente integrado no tablier, sensivelmente ao nível do painel de instrumentos, podendo ser de 8″ (nível de entrada Active) ou de 10″ (a partir do nível Allure). Importa também referir que o novo Peugeot 508 conta com iCockpit Amplify, que permite a escolha entre dois ambientes totalmente parametrizáveis (“Boost” e “Relax”), que variam na intensidade da luz ambiente e cor dos écrans, no som e no tato (massagens multiponto integradas nos bancos).

Motorizações Para Todos Os Tipos de Prazer

São 6 as motorizações disponíveis para o novo Peugeot 508. A gasolina, estarão disponíveis duas novas motorizações com base no motor 1.6 PureTech, de 180 e 225 cv (unicamente na versão GT). As opções Diesel são 4: Blue HDi de 130 (caixa manual de 6 velocidades e automática de 8), Blue HDi de 160 e 180 cv (ambos com caixa automática de 8 velocidades).

Muitas Ajudas À Condução e Visão Noturna

São várias as ajudas à condução, de última geração, presentes no novo Peugeot 508. Desde logo, o inovador Sistema de Visão Noturna (Night Vision), mas há muito mais: Alerta Ativo de Transposição Involuntária de Faixa (ou berma), Alerta de Atenção do Condutor (por camara), Assistente Automático de Máximos, Reconhecimento dos Sinais de Velocidade e Recomendação, Reconhecimento Alargado de Sinais de Trânsito, Cruise Control Adaptativo com Função Stop & Go, Ajuda à Manutenção da Posição na Via de Circulação, Sistema Ativo de Vigilância do Ângulo Morto, são algumas das novidades, neste capítulo.

O sistema inédito de visão noturna utiliza uma câmara de infravermelhos e permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a deteção até aos 200/250 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização central da visão de infravermelhos na instrumentação digital, ou seja, no campo de visão do condutor.

O novo Peugeot 508 será visto pela primeira vez no Salão de Genebra e chegará aos mercados a partir de Setembro.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: Peugeot