Você está aqui
Home > Novidades > Projeto SCOOP: Renault Prepara Infraestruturas Para o Futuro

Projeto SCOOP: Renault Prepara Infraestruturas Para o Futuro

 

O SCOOP (Sistema Cooperativo), é um projeto piloto da Renault, que testa e implementa em condições reais de circulação, a conectividade entre veículos (V2V) e veículos e infraestruturas (V2X). O projeto é desenvolvido em parceria por várias entidades francesas, incluindo organismos oficiais do governo, coletividades, gestoras de infraestruturas, universidades e centros de pesquisa e estudos científicos. No quadro deste projeto, o Grupo Renault vai testar novas tecnologias no Renault Mégane.

“O objetivo prioritário é propor aos nossos clientes e, em particular, aos clientes de frotas, automóveis que melhoram a segurança na estrada e tornam mais fluída a circulação: automóveis que comunicam entre eles e emitem alertas, em tempo real, em caso de perigo, acidentes ou congestionamentos”, disse Christine Tissot, Chefe do Projeto SCOOP no Grupo Renault. “As gestoras de infraestruturas transmitem, também, aos automóveis, as informações sobre a circulação, trabalhos na via, velocidade autorizada e eventuais acidentes ou obstáculos na via”.

RenaultScoop(2)
RenaultScoop(4)

A frota Mégane equipada com o protocolo SCOOP vai utilizar tecnologias que antecipam os automóveis autónomos e conectados do futuro, com captores e calculadores que recolhem e processam várias informações, como a velocidade, ângulo do volante, potencial perda de aderência devido às condições climatéricas, desencadear dos airbag, etc. Sempre que é detetado um problema, automaticamente é emitida uma mensagem de alerta (através de um protocolo de alto desempenho com as mais recentes tecnologias ITS/Intelligent Transportation System e G5), a todos os automóveis equipados com o SCOOP e para as unidades fixas existentes ao longo das estradas. No caso de um acidente, com potenciais feridos, estas unidades fixas informarão as equipas de socorro. No quadro da implementação do projeto, estas unidades fixas serão distribuídas ao longo de 2000 km, em estradas francesas.

Fotos: Renault

 

Facebook
Twitter

 

Artigos Semelhantes

Top