A Sector3 Studios publicou recentemente no seu blog alguma informação referente aos novos conteúdos e funcionalidades que muito em breve (nas próximas semanas e meses) serão introduzidos no simulador RaceRoom. Apesar de há algum se apresentar discreta do ponto de vista informativo, a marca sueca tem estado muito mais preocupada em trabalhar entre portas para que tudo esteja operacional com as novidades que por aí vêm e que, decerto, serão bastante apreciadas pela comunidade, tanto aquela que já é ‘cliente’ do RaceRoom, como a novos públicos.

Já recentemente, a Sector3 Studios havia introduzido novidades importantes no simulador, tanto em termos de conteúdo como na sua funcionalidade, apesar de nalgumas delas ainda se estar a trabalhar afincadamente. Entre essas novidades, podemos destacar:  Pressão de Pneus Ajustável (ainda não disponível em todos os modelos de carros de competição presentes no simulador), ‘Flat Spots’ (configurações para danos e danos na suspensão). Esta é uma das áreas em que mais se trabalha e e por isso consome mais tempo, estando ainda na versão beta de testes. Envolve a UI e provavelmente levará a algum tipo de alterações no próprio código do simulador, Novas Configurações para Servidores Dedicados, Atualizações para Memória Partilhada, ‘Overlays’ para Simulação no Modo Online, Novas Versões para a Pista de Oschersleben, Atualização para Fanatec SDK (permitem dinamizar de várias formas a informações nos LED’s e Displays. O suporte para a DD2 (Direct Drive) será apenas introduzido na próxima atualização.

Em Que Se Trabalha Atualmente?

No que diz respeito a novos Carros a chegar ao simulador, a Sector3 Studios está extremamente ativa na preparação para o lançamento do 2019 FIA WTCR, que compreenderá a versão virtual de todos os carros a competir este ano no FIA WTCR. Trabalha-se bastante para o lançamento deste conteúdo, que é a representação virtual oficial de um dos campeonatos de carros de turismo mais espetaculares e competitivos do planeta. Tudo correndo bem, sem contratempos ou atrasos, pouco depois do lançamento deste conteúdo, terá a início a temporada 2019 do esports FIA WTCR.

Um pouco mais tarde, devera também chegar ao simulador o BMW M1 de Grupo 4, que se irá juntar ao já disponível Porsche 934 RSR.

Também passará a estar disponível no simulador o Volkswagen ID.R, que receberá algumas atualizações relativamente à versão do carro utilizada no Volkswagen ID.R Challenge promovido pela Sector3 Studios. O carro já participou em duas sessões de testes oficiais no Nordschleife e com base nas declarações e ‘feedback’ de Romain Dumas (piloto de serviço), será possível que a versão virtual tenha uma performance muito próxima do carro real.

Uma vez completa e publicada a física do ID.R, a Sector3 Studios irá organizar uma segunda ronda do Volkswagen ID.R Challenge, já com o novo carro, que passará a estar disponível na ‘garagem’ do simulador mais ou menos a partir dessa altura.

Embora a Sector 3 Studios não levante o véu sobre novos carros (exceção feita ao Formula RaceRoom X-90), está-se a trabalhar em novos lançamentos para um futuro próximo.

Será já na próxima atualização que chegará ao simulador o Formula RaceRoom X-90, carro com que se pretende trazer para a plataforma da marca sueca a imagem e sons dos carros de Fórmula 1 dos anos 90. Neste novo conteúdo, será possível optar por motores V8, V10 ou V12.

No que diz respeito a pistas, a Sector3 Studios não dá para já quaisquer ‘dicas’, mas está a trabalhar em quatro novos traçados, que no seu tempo (mais próximo do lançamento) serão anunciados.

Outra das áreas em que se trabalha para as próximas atualizações é no capítulo do Force Feedback, com dois aspetos específicos a serem alvo de melhoramentos:

a) A correção daquilo que inicialmente era um mero ‘bug’ e que passou a tornar-se uma característica, relacionada com o fato de a fricção estática tornar o volante mais difícil de rodar quando o carro está parado, algo que na altura não estava a funcionar corretamente. Através do trabalho até agora desenvolvido, não só a fricção está a funcionar corretamente, mas agora pode-se contar com uma direção assistida simulada devidamente. Vai-se ao detalhe de ser inclusive tido em conta o desempenho da direção com o motor ligado ou desligado.

b) A introdução do rasto dos pneus na pista (acumulação de borracha). Isto irá proporcionar mais informação sobre a quantidade de tração disponível nas rodas dianteiras.

Também se trabalha no movimento/reescalonamento dos elementos do HUD. Desde o lançamento dos novos ‘overlays’ no  simulador, com a possibilidade de manusear o movimentos de ‘widgets’ pelo ecrã, muita gente questionou o porquê de isso não se conseguiu fazer num ecrã convencional. Vai passar a ser possível (exceto na barra de topo que ocupa toda a largura do ecrã).

Trabalha-se também na possibilidade de ajustes específicos nos LED  e ‘Display’ de alguns equipamentos (como os volantes ou ‘wheelbases’). O RaceRoom vai tornar possível que se possam ajustar alguns controlos para que os utilizadores possam optar por diferentes modos de informação nos LED’s e ‘Display’s.

Finalmente, a Sector3 Studios está a estudar a funcionalidade da aplicação de um sistema de penalizações ao vivo, que permita aos administradores de competições/ligas atribuir penalizações durante as provas. Durante as corridas, passará a ser possível atribuir penalizações do tipo, ‘Slowdown’, ‘Drive-Through’, ‘Stop & Go’, ou até mesmo um piloto ser desclassificado. Também se está a trabalhar na possibilidade de se poder ler e enviar mensagens de chat diretamente do servidor dedicado gerido pela UI.

Texto: ©Jorge Cabrita (adaptado de conteúdo publicado em www.racedepartment.com)
Screens: ©Sector3 Studios/RaceRoom