RaceRoom: Review ao Porsche 934 Turbo RSR de Grupo 4

O último lançamento da Sector3 Studios para o simulador RaceRoom é porventura um dos seus melhores de sempre. O Porsche 934 Turbo RSR de Grupo 4, traduz-se numa simulação perfeita, no que aos sons, gráficos e física diz respeito.

0

 

Decorria o ano de 1976 quando a Porsche lançou um dos seus mais icónicos modelos de sempre. O Porsche 934 Turbo RSR, com motor turbo e capaz de debitar até 480 cv, foi pensado para fazer parte do Grupo 4, uma especificação regulada com critérios que, por exemplo, obrigavam ao fabrico mínimo de 400 unidades, para a estrada.

As simulações são, ou deveriam, ser, criações virtuais de carros da realidade, que traduzam da forma mais fiel possível o comportamento dos modelos em que se baseiam. No caso desta unidade Porsche que foi introduzida no RaceRoom, o resultado não poderia ser mais satisfatório, pelo menos é essa a nossa opinião.

A proposta da Sector3 Studios tem um custo de €3.98 (€7.77 no caso do All Liveries Pack). Tendo em conta o custo de um carro destes na realidade e a forma fiel como esta versão virtual lhe faz justiça, quase que é obrigatório adquirir uma das melhores propostas da atualidade, no que diz respeito a carros em versão simulação.

As imagens do nosso vídeo de Review foram preparadas na versão virtual de Spa Francorchamps, uma pista em que este Porsche 934 Turbo RSR garante diversão e adrenalina a cada metro.

Resumidamente, achámos esta proposta uma credível simulação, fazendo jús aos vários talentos que encontramos no simulador RaceRoom. Os sons, os gráficos e a física são notáveis. O carro garante imenso prazer de condução, diversão e uma imersão que nos faz sentir os pilotos dos finais dos anos 70, em que não havia as ‘mariquices’ que nos dias de hoje são batizadas com nomes pomposos como: controlo de tração, direção assistida, ABS, etc.

As características do simulador RaceRoom não nos garantem uma simulação completa, pois continuam a não ser desenvolvidas (que se saiba), ferramentas como o clima dinâmico, ou ‘emborrachamento’ da pista. No entanto, no que ao realismo das sensações de condução proporcionadas e lógica mecânica (física) dos modelos diz respeito, estamos na presença de uma das melhores simulações atualmente no mercado. Quando assim é, a chegada de modelos como este Porsche 934 Turbo RSR são mais que ‘presentes de Natal’, são autênticos ‘mimos’ que encantam.

Texto: Jorge Cabrita
Screens: OnWheelsTV