Salão de Nova Iorque: Estreia Mundial do Maserati Levante Trofeo

0

 

A Maserati levou ao Salão de Nova Iorque a sua mais recente proposta, um SUV topo de gama, que transporta um dos seus motores mais potentes de sempre. Senhoras e senhores, ergam-se para saudar o Levante!

A Maserati revelou o primeiro Levante construído em torno de um motor V8 no New York International Auto Show. É o Levante Trofeo, o mais recente SUV da marca italiana, capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos (0-60 mph em 3,7 segundos) e atingir uma velocidade máxima de mais de 300 km/h (> 187 mph).

O Levante Trofeo é equipado com um dos motores mais potentes alguma vez colocados num Maserati. Um motor Twin Turbo V8 de 3.8 litros que foi projetado para se encaixar perfeitamente no sistema de tração integral inteligente Q4 All-wheel drive e oferecer incríveis 590 cv às 6250 rpm e 730 Nm de torque máximo entre as 2250 e as 5000 rpm.

O motor tem a potência específica mais alta (156 cv por litro) de qualquer motor da Maserati já produzido e, como todos os motores a gasolina da marca de Bolonha, foi montado pela Ferrari em Maranello, na Itália.

O chassi Levante, mais veloz, foi ajustado para suportar a maior potência disponível, oferecendo uma experiência de condução estimulante sem comprometer os níveis de conforto. Esta configuração garante que o Levante Trofeo consiga incorporar a essência da filosofia do Maserati GranTurismo e o desempenho de um supercarro.

O design inconfundível do Levante atingiu um novo patamar desportivo com esta versão Trofeo, o seu topo da gama. O elegante restyling concentrou-se principalmente na frente dianteiras e no pára-choques traseiro, além de ser sublinhado pelas jantes de alumínio forjado Orione de 22″, as maiores já instaladas num Maserati, disponíveis em acabamentos polidos e mate.

As entradas de ar laterais na secção inferior apresentam um design novo e mais agressivo, definido por duas asas aerodinâmicas que dão uma sensação de maior estabilidade, aparentando visualmente “empurrar” o peso do veículo em direção às enormes rodas dianteiras. E para ajudar a melhorar a distribuição do fluxo de ar, o Maserati Trofeo está equipado com lâminas do painel lateral e um divisor, tudo em fibra de carbono.

A parte traseira também parece mais larga e musculada, com um elemento horizontal de fibra de carbono mais afiado e um escape mais baixo, na cor do corpo que abraça as ponteiras ovais.

Na frente, o Levante Trofeo possui faróis Full Matrix LED, grelha frontal com barras verticais duplas em acabamento preto piano e malha em favo de mel na parte inferior do painel, bem como maçanetas na cor da carroçaria, vazamentos ovais em acabamento escuro e pinças de freio de alto desempenho pintadas em vermelho, azul, preto, prata ou amarelo. E para ‘piorar’ as coisas, os logotipos específicos do “Saetta” Trofeo adornam os icônicos pilares do cupê SUV.

Detalhes específicos, como o divisor inferior, as molduras laterais das entradas de ar dianteiras, as inserções das saias laterais e do escapamento traseiro são feitas de fibra de carbono ultraleve e brilhante, que dão ao Levante Trofeo um visual ousado de competição. Até o capot é novo, com duas saídas agressivas para melhor resfriamento da cabeça do cilindro. E sob esse mesmo capot, a cobertura do motor também é feita de fibra de carbono brilhante com uma inscrição V8 e o icônico logotipo Trident, enquanto as cabeças dos cilindros e os coletores de admissão são pintados de vermelho.

Designers de interiores criaram maneiras elegantes de obter uma atmosfera diferenciada dentro do Levante Trofeo. Os bancos desportivos são esculpidos em couro natural premium “Pieno Fiore”, disponível em preto, vermelho e marron claro, todos com costura contrastante e o logotipo “Trofeo” bordado nos encostos de cabeça. O couro “Pieno Fiore” não é comparável a qualquer outro couro usado na indústria automóvel.

Um novo ajuste de fibra de carbono mate na alavanca da caixa de velocidades, gráficos específicos no painel de instrumentos, tapetes com insígnias metálicas do logótipo “Trofeo” e um relógio Maserati, com um mostrador único e elegante, realçam de forma elegante o carácter desportivo e exclusivo deste extraordinário Levante, que é equipado de série com um sistema de áudio de som surround Bowers & Wilkins de 1280 watts e 17 altifalantes para oferecer uma experiência sonora excepcional.

A produção do Levante Trofeo começa neste verão na renovada fábrica de Maserati em Mirafiori (Turim), em Itália. O Levante mais rápido da história da Maserati é inicialmente destinado a mercados de exportação no exterior, incluindo os Estados Unidos e o Canadá.

Fotos: Maserati