A Mazda estreou o CX-3 2018 esta semana, no Salão de Nova Iorque. Trata-se da nova evolução do modelo que faz pleno uso do design KODO e que se apresenta ainda mais adulto e com importantes evoluções no que diz respeito aos motores de tecnologia Skyactiv, assim como à segurança i-Activesense.

Embora não apresente significativas alterações no exterior, podemos identificar o novo desenho da grelha dianteira, a adoção de uma nova opção de cor (Soul Red Crystal) e jantes de liga leve de 18″.

No interior, passa a estar disponível, para o condutor, um apoio de braços central, travão de estacionamento eletrónico com opção ‘auto-hold’ (dependendo do mercado e nível de equipamento), assim como novas opções para o sistema i-Activesense, que incluirão um novo assistente de tráfego (juntamente com a transmissão automática (Skyactiv Drive) e um sistema de iluminação Matrix LED (dependendo do mercado e nível de equipamento).

No que diz respeito aos motores, as opções disponíveis para o modelo de ano 2018 já estão de acordo com a norma de emissões Euro 6d-Temp, permitindo uma temperatura de combustão mais baixa, obtida através do aumento da cilindrada do bloco de 4 cilindros. Ao mesmo tempo, garantem menores emissões de NOx, com as mesmas a serem armazenadas num catalisador (de NOx), o que permite reduzir os componentes de óxido de azoto remanescentes nos gases de escape (seguindo a norma Euro 6d-Temp). Estes novos motores, embora não tenham filtro de partículas, permitem reduzir ainda mais as emissões encontradas nos blocos de injeção direta a gasolina, através das novas atualizações introduzidas.

Foto: Mazda