Salão de Nova Iorque: Toyota Estreia Nova Geração RAV4

0

 

A Toyota revelou ontem no Salão de Nova Iorque a nova geração RAV4. Na sua 5ª investida, o SUV nipónico será o primeiro a incorporar a nova plataforma da Toyota (TNGA – Toyota New Global Architecture), que aporta importantes benefícios ao nível do comportamento, direção, segurança e prazer de condução.

A mais recente geração RAV4 apresenta linhas arrojadas, que enaltecem a sua qualidade e robustez. Cresceu em comprimento comparativamente com a atual versão e tem uma maior distância ao solo, que lhe permitirá maior liberdade em fora de estrada, facto comprovado pela também maior distância entre eixos (+30 mm). Com tudo isto, ganharão também os passageiros desta proposta SUV, já que o habitáculo também cresceu, para um incrementado espaço de conforto. Fruto de uma maior largura do veículo (+10 mm), passa também a haver maior disponibilidade na bagageira.

Em Portugal apenas na versão híbrida

A nova geração do Toyota RAV4 apresenta-se com duas novas motorizações, ambas já dentro dos critérios da plataforma TNGA. A principal aposta vai para a motorização híbrida (eletrificada) de 2.5 litros, que promete maior eficiência nos consumos de combustível e emissões, além de ser mais silenciosa, tendo maior capacidade de resposta e potência.

A outra motorização consiste num 2.0 a gasolina, que não estará disponível em Portugal.

O novo RAV4 também ‘promete’ ser ainda mais interessante no capítulo dinâmico, com significativas melhorias no desempenho do sistema de tração integral. Para a versão 4×4, a Toyota desenvolveu um acionamento de motor elétrico completamente novo, que faz uso da energia do sistema híbrido para acionar as rodas traseiras, gerando mais binário, ao mesmo tempo que reduz a perda de energia para proporcionar maior economia de combustível e melhor desempenho em fora de estrada.

Graças ao baixo centro de gravidade e otimização da distribuição de peso da plataforma TNGA, o novo RAV4 garante também estar mais forte nas capacidades dinâmicas em estrada, contando com maior rigidez, precisão e prazer de condução.

Fotos: Toyota