Niro é o ‘nome de código’ para a nova proposta da KIA para o segmento crossover. Trata-se verdadeiramente de um crossover, que vem completar as propostas familiares da Kia, aqui na variante híbrida, com motor de combustão (a gasolina), além de motorização híbrida e bateria de iões, que carregamos até mesmo em casa. A solução parece interessante, mas será mesmo?

Discretamente Belo

Ao olhar calma e pacientemente para esta proposta da KIA, cada vez mais europeia, percebemos que o objetivo não é causar suspiros de espanto, mas sim captar a nossa atenção. Sem dúvida que ficámos atentos, mirando a conceção deste conceito, 100% familiar. A frente apresenta-se vincadamente oriental, embora este Niro seja também fortemente vocacionado para o mercado americano. Mantendo o clássico “nariz de tigre” das últimas criações do construtor, na “era” Schreyer, este crossover apresenta altura e dimensões gerais que facilmente o conotam com um SUV, embora na prática não o seja.
A lateral do Niro é pujante, enriquecida com as suas generosas dimensões e um discreto toque desportivo, com as jantes raiadas e as aplicações metálicas nas portas, assim como nas barras metalizadas, do tejadilho. Assume-se como um veículo vocacionado para a família onde o espaço é amplo.
A traseira do KIA Niro é, ao nosso gosto, a sua secção mais jovial, no que à estética diz respeito. Com óticas generosas e traços algo desportivos, presentes nos “adornos” do para-choques e na “simulação” de fundo plano na parte inferior do mesmo, traz-se alguma alegria a este modelo, que fica num misto de familiar que cumpre, com SUV vs carrinha. Diferente, mas sem dúvida elegante e distinto.

Interior Funcional

O interior deste KIA Niro, ao que à estética diz respeito, não é seguramente um dos mais esbeltos do construtor coreano. Mas, nem é essa a sua função. A preocupação teve muito mais a ver com funcionalidade e, nesse quesito, a aposta não podia ter sido mais certeira. Com uma consola central bastante “clean” o condutor facilmente se identifica com todos os comandos de conforto, ou seja, a climatização, assim como gerir o sistema de navegação e infotainment, que também pode ser manuseado com o toque no écran tátil de 7”.
O KIA Niro é, essencialmente uma boa proposta familiar. Embora algum do seu espaço interior, ao nível da bagageira, esteja ligeiramente sacrificado, pela colocação da solução híbrida (motor e baterias), consegue ainda assim assegurar uma capacidade de armazenamento de bagagem bastante razoável. Claro, analisar o espaço disponível para os passageiros, é outra conversa, já que esta proposta coreana é verdadeiramente competente nesse capítulo. Com dimensões generosas, cinco pessoas viajam com conforto acima da média no Niro. Não se trata de um modelo com luxos e detalhes de encher o olho, mas no propósito funcionalidade a ‘nota’ é máxima.
No que diz respeito ao equipamento, esta proposta da KIA, para o mercado nacional, está bastante uniformizada, com acesso a quase tudo no que diz respeito ao preço base. Senão vejamos: Bancos em tecido e pele, volante e alavanca da caixa de velocidades (automática) em pele, Ar Condicionado automático com ventilação traseira, carregador USB, ligação USB/Aux, Bluetooth, compatibilização com Android Auto e Apple CarPlay, carregador wireless para smartphone, som com 4 colunas e 2 tweeters, chave inteligente, botão Start, – entre outros equipamentos – isto no que concerne ao conforto interior.
O KIA Niro está também fortemente equipado no que diz respeito ao equipamento de segurança e ajudas na condução. Conta com luzes diurnas e traseiras em LED, jantes em liga leve de 16″, airbags frontais, laterais e de cortina, de joelhos para o condutor, Sistema de navegação com écran de 7″, KIA Connected Services, camara de ajuda ao estacionamento, Sistema de Assistência à Travagem de Emergência (BAS), Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC), Paragem de Emergência (ESS), Assistente de Arranque em Subida (HAC), sensores de chuva e pressão dos pneus, imobilizador, Ajuda à Manutenção na faixa de rodagem (LKAS), alarme, entre outros equipamentos.

http://www.onwheelstv.com/teste-kia-niro-1-6-phev-familia-feliz/

A post shared by OnWheelsTV (@onwheelstv) on

Em Estrada – Solução Prática, Limpa e Confortável

Sem dúvida, esta proposta da KIA, o Niro, é uma abordagem diferente ao conceito de familiar e híbrido. Fazendo uso da mesma plataforma do ‘irmão’ Hyundai Ioniq, ainda que diferente na forma (aparência), o Niro vale como automóvel familiar, transportando confortavelmente até 5 passageiros, sem qualquer prejuízo das suas capacidades dinâmicas. Inicialmente, com carga máxima nas baterias, faz pouco mais de meia centena de quilómetros em modo elétrico, o que é agradável e garante alguma autonomia urbana. Acabada que está a carga elétrica, fará uso do motor de combustão, recarregando (pouco) as baterias em desaceleração e travagem. A insonorização dentro do automóvel é boa, ainda que não disfarce o ruido das acelerações do motor 1.6 a gasolina.
Para uma utilização urbana, o KIA Niro conta com um motor elétrico que garante cerca de 58 km de autonomia. Pretendendo utilizar apenas o motor elétrico, podemos carregar no sistema Mobi.e (quando este funciona), contando com cerca de 3 horas para o carregamento a cerca de 90%, ou em alternativa, numa ficha de 220v, em casa eventualmente, colocar à carga e aguardar sete ‘horinhas’. Acaba por ser tranquilizador que, mesmo quando não há tempo para o carregamento desejado, temos sempre o motor de combustão que nos garante total mobilidade.
Em ‘traços gerais’, a nota a dar a este KIA Niro é mais que positiva. Excelente visibilidade para o condutor, que numa posição elevada, ainda assim consegue extrair prazer à condução. O desempenho é agradável em estrada, com dinamismo e suavidade, proporcionadas por uma suspensão que absorve as irregularidades de certas estradas e que agrada bastante. O Niro é também tentador no que diz respeito aos consumos, com médias de 3.2 l/100 km, ligeiramente acima do anunciado pela marca, mas ainda assim a merecer nota positiva.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: José Lourenço

Ficha Técnica KIA Niro 1.6 PHEV
Motor Combustão: Gasolina, 4 cilindros em linha, Injeção direta c/4 válvulas por cilindro
Cilindrada (cc): 1.580
Diâmetro x Curso (mm): 72 X 97
Taxa de compressão: 11,0:1
Potência (cv/rpm): 105/5700
Binário (Nm/rpm): 147/4000
Motor Elétrico: Sincrono de imã permanente
Potência (cv/rpm): 61/2330-3300
Binário (Nm/rpm): 170/2330
Bateria: Iões de lítio/Polímeros
Voltagem (v): 360
Capacidade (kWh): 8,9
Peso (kg): 117
Performance Combinada do Sistema Híbrido
Potência (cv/rpm): 141/6000
Binário (Nm/rpm): 265/2330
Autonomia em modo elétrico (km): 58
Velocidade máxima em modo elétrico (km/h): 120
Transmissão/Direção: Dianteira, caixa automática de 6 velocidades, pinhão e cremalheira c/assistência elétrica
Suspensão (fr/tr): McPherson/Multi-link
Prestações:
– 0 a 100 km/h (s): 10.8
– Velocidade máxima (km/h):  172
– Consumos (Misto) lt/100km-kWh/100 km: 1.3/9.8
– Emissões de CO² (g/km): 29
Dimensões
– Comprimento/Largura/Altura (mm): 4,355/1,805/1,545
– Distância entre eixos (mm): 2,700
– Largura de vias (fr/tr) (mm): 1,555/1,569
– Travões (fr/tr): Discos ventilados/Discos
– Bagageira (lt): 324/1,399
– Depósito (lt): 43
– Pneus (fr/tr): 205/60 R16/205/60 R16
Peso (kg): 1.576
Preço (versão ensaiada): €37,240