Você está aqui
Home > Testes > Em Estrada > Teste KIA Stonic 1.0 T-GDi: Alegre Conquistador

Teste KIA Stonic 1.0 T-GDi: Alegre Conquistador

 

A KIA está a apostar forte na dinamização de toda a sua gama de propostas automóveis. Um dos seus modelos mais apelativos, a vários níveis, é o Stonic, crossover que representa a marca coreana no segmento B. Já aqui trouxemos, à nossa área de testes, a versão diesel deste crossover. No entanto, após testarmos afincadamente este outro Stonic, com a motorização 1.0 T-GDi, rapidamente as nossas memórias se reescrevem, para ir ao detalhe de requinte que faz com que esta proposta nos pareça ser a que mais dirá ao consumidor. É a gasolina pois é, mas acaba por ser, em tudo o que o distingue do diesel, claramente melhor.

Estética Não Precisa de Segundas Oportunidades Para Convencer…

Há que encarar o facto, o Stonic tem uma aparência alegre, enérgica, que agrada ao publico feminino e também ao masculino. É consensual o gosto por este design, seja exteriormente ou por dentro. Sem dúvida um dos mais elegantes modelos que já vimos a KIA ‘deitar cá para fora’. Fazendo uso das dimensões taxativas do segmento B, consegue ainda assim ser o irreverente automóvel para os mais jovens e que torna os seniores autênticos juniores no espírito. Cai bem, seja por onde for que o contemplamos, embora para este que vos escreve, seja mesmo a frente que mais cativa.

No interior, não é sumptuoso, nem nada que se pareça, mas é funcional, com um desenho simples, mas também ele feliz nos detalhes e na disposição dos comandos e instrumentação. Os bancos são confortáveis, nada do outro mundo, mas dentro do que se encontra no segmento e gostamos do conforto proporcionado, assim como da posição de condução e do posicionamento do volante, que permite ajuste em altura e profundidade. Embora aparente ser maior que o que é, o Stonic garante boa habitabilidade para quem viaja à frente ou atrás e a bagageira também agrada, com os seus 332 litros.

… Mas Motor e Dinâmica São Atributos Irresistíveis

Embora a estética e funcionalidade interior mereçam grandes elogios da nossa parte, aquilo que realmente encanta neste KIA Stonic é o seu desempenho dinâmico e a sua capacidade, graças ao fabuloso motor 1.0 T-GDi. Quando olhamos às dimensões deste crossover e pensamos que será movido por um motor de 1 litro, ficamos sempre – ficávamos – na dúvida relativamente à sua desenvoltura, elasticidade, enfim, pedalada!

Mas, a realidade é que o Stonic anda bem, fazendo uso de um motor com desenvoltura – não é nenhum desportivo – com alguma alma e que ainda consegue ser muito moderado no consumo de combustível. E essa pouca fobia por consumir gasolina, é um detalhe que cai muito bem no consumidor. Com o motor 1.0 de 120 cv que equipa este crossover da KIA, damos por nós a esquecer a motorização diesel, pois, a nosso humilde ver, deixou de ser o elo mais forte. O pequeno motor tem capacidade de aceleração, recupera bem, não é amorfo em estradas sinuosas, tem um torque que impressiona, disponível entre as 1500 e as 4000 rpm e, com consumos médios de 6 l/100 km, torna-se merecedor da nossa melhor atenção.

Para além disso, o chassis é bem equilibrado, as suspensões são confortáveis sem terem um curso exagerado, ou seja, o carro tem um comportamento bastante saudável em curva, absorve bem as irregularidades em estradas menos boas, enfim, é mesmo muto agradável no seu comportamento em estrada.

Aliado a tudo isto, um preço de combate, no caso da versão ensaiada, os €19.000.

Fotos: OnWheelsTV/Jorge Cabrita

Stonic_TGDi_3
Stonic_TGDi_1
Stonic_TGDi_11
Stonic_TGDi_7
Stonic_TGDi_6
Stonic_TGDi_8
Stonic_TGDi_9

Ficha Técnica KIA Stonic 1.0 T-GDi EX
Motor: Gasolina, 3 cilindros, injeção direta, turbo Cilindrada (cc): 998 Diâmetro x Curso (mm): 71 x 84  Taxa Compressão: nd Potência (cv/rpm): 120/6000 Binário (Nm/rpm): 172/1500-4000 Transmissão/Direção: Dianteira, caixa manual de 6 velocidades, direção pinhão e cremalheira, elétrica e assistida Suspensão (fr/tr): McPherson/Eixo de torção Prestações: 0 a 100 km/h (s): 10,3  Velocidade Máxima (km/h): 184  Consumos (Extra-Urbano/Urbano/Misto) (l/100 km): 4,5/6,0/5,0  Emissões CO² (g/km): 115 Dimensões: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4140/1760/1500  Distância entre Eixos (mm): 2580  Largura de Vias (fr/tr) (mm): nd  Travões (fr/tr): Discos Ventilados/Discos  Bagageira (lt): 332  Depósito (lt): 40  Pneus (fr/tr): 205/55 R17 Peso (kg): 1640
Preço (versão ensaiada): €19.000

 

Facebook
Twitter

 

Review overview
Sumário O KIA Stonic vem apresentar-se aos 'jurados' do segmento B, tentando ganhar espaço próprio. É um sério concorrente para todas as marcas com produto de segmento B. A sua estética, alegra e conquistadora, juntamente com um desempenho primoroso em estrada, fazem dele um alvo predileto para o condutor de espírito jovem e mentalidade positiva. E depois, o preço diz tudo. Invertendo o ditado: é pouca parra para tanta uva!
4.5
Tags

Artigos Semelhantes

Top