Teste Seat Ibiza 1.5 TSI EVO FR 5P (150 cv): Atleta Latino

0

 

Modelo desde sempre importante na gama Seat, a 5ª geração do Ibiza tem outros argumentos que o tornam ainda mais um ‘cativo’ do vasto grupo VW. O modelo mais bem sucedido de sempre da Seat estreou a plataforma MQB A0 do grupo VW. Com isso, este ‘nuestro hermano’ ganhou mais espaço interior. No entanto, apenas ver esse novo atributo na mais recente versão do Seat Ibiza seria ter visão curta, muito curta na verdade. Os anos não passam por este modelo que, geração após geração, aparece mais elegante, mais vivo. Na estrada, só nos trouxe boas sensações, segurança e muito, muito prazer de condução.

O Mesmo Caráter Com Nova Maquilhagem

Neste nosso primeiro contacto físico com um modelo da casa de Martorell, fomos movidos por uma enorme curiosidade. A vontade de entender qual a magia que faz da Seat uma marca tão apreciada no nosso país, foi algo que nos espicaçou, até ao dia em que pela primeira vez entrámos na filosofia do construtor dos arredores de Barcelona. Não demorou muito tempo para que também nós sentíssemos o clique, o apelo deste modelo, latino como nós, que traz toda uma mística que é preciso viver para entender.

Não é que as mudanças estéticas do novo Ibiza sejam muitas. O 5º na árvore genealógica desta família está sim mais rico no detalhe, com traços modernos que jogam toda uma energia nova na sua silhueta. Gostámos das formas ‘geométricas das óticas que jogam na perfeição com a grelha frontal, transmitindo energia a um modelo que, embora da linha FR, não deixa de ser um mero familiar de segmento médio.
Maior, fruto da plataforma MQB A0, o Ibiza que pudemos testar garante um desenho que facilmente o transporta para a realidade dos desportivos, com detalhes ricos de bom gosto. Percebe-se que houve a preocupação por parte dos designers da marca em trazer algo de alegre, novo, a um modelo que não foge da sua tradição, apenas a renova. Sem floreados, sem inventar, a marca conseguiu em pleno dar nova vida ao seu modelo mais importante. Inserido num ambiente a preto e branco, este Ibiza fica ainda mais atraente.

Interior Jovem

Com um interior que está mais amplo, o Seat Ibiza melhorou no que toca à habitabilidade. Na versão FR que testámos, estão presentes uns bancos com aplicações em vermelho e cinza, para trazer aquele ‘appeal’ desportivo característico de uma série que é especial. A qualidade dos materiais é também de referência, assim como o design da consola central, fiel às linhas do Ibiza, mas mais requintado. O volante, de generosas dimensões também não renega os detalhes FR e garante bom tato, além de estar bem posicionado no ângulo, permitindo uma total imersão no exercício da condução. Conta com o ajuste em profundidade – maior que o convencional – tão ao estilo dos produtos do grupo, algo que nos agrada e muito.
Esta unidade do Seat Ibiza que testámos, estava bem equipada. Desde logo, contava com Cruise Control Adaptativo com Sistema Front Assist. Além disso, incluía outros opcionais, como o Pack de Camara de Visão Traseira (sensores de estacionamento à frente e atrás), vidros traseiros escurecidos, sistema de som Beats Audio, sistema keyless com função SAFE, Pacote Eletrónico (recolhimento elétrico dos retrovisores, acendimento automático dos faróis c/função Coming & Leaving Home), jantes de liga leve de 18″, faróis Seat Full LED (Farolins traseiros com LEDs, Regulação automática e dinâmica do alcançe dos faróis dianteiros, iluminação na zona dos pés na parte dianteira & Consola central LED, Faróis dianteiros LED, iluminação da matrícula com LED), Sistema de Navegação (Bluetooth, Antena de receção AM/FM com busca automática, Conexão Aux-in e 2 portas USB, 6 altifalantes, Computador de Bordo “Medium”com Display multifunções, Ecrã Táctil 8”, Reconhecimento de voz), entre outros equipamentos.

Em Estrada – Sobressaem Os Talentos

O Seat Ibiza, aqui na versão 1.5 TSI EVO FR de 150 cv, tem na estrada o seu palco de eleição. Não se tratando de um desportivo, embora a ‘alcunha’ FR assim o possa classificar, este compacto de 5 portas mostra-se expedito, com uma resposta bastante linear em aceleração. Reage de forma progressiva às solicitações do condutor, desde muito baixas rotações, podendo mesmo o mais preguiçoso utilizador evitar recorrer à caixa, fruto de um binário que ‘pega’ a baixos regimes.
Onde realmente gostámos de estar ao volante deste Seat, foi em traçados mais sinuosos e técnicos, onde pudemos sentir todas as qualidades do motor 1.5 TSI e da sua abrangência de utilização.O binário está disponível a partir das 1500 rpm, mantendo-se até às 3500 rpm, o que permite o máximo aproveitamento para puro prazer de condução, exceto nas autoestradas. Mas, não é só o motor, já que o chassis deste Ibiza, o primeiro Seat da era MQB A0 do grupo VW, continua a ser ‘uma bela malha’ em termos de comportamento dinâmico. A suspensão não tem o desempenho de um puro desportivo, mas alia de forma bastante eficiente o conforto com o dinamismo. O Ibiza não é rijo a curvar, como se de um desportivo compacto se tratasse, mas é eficiente q.b., agradando ao condutor enérgico e aos acompanhantes, mais preocupados em desfrutar de viagens agradáveis. Além disso, a boa qualidade de construção faz com que o isolamento do habitáculo nos ‘proteja’ de um maior ‘gritar’ do bloco 1.5, quando em aceleração.
Os atributos dinâmicos do Seat Ibiza 1.5 TSI EVO FR evidenciam-se também pelas suas performances. Acelera dos 0 aos 100 km/h em 7,9s e atinge os 215 km/h. Isto diz bem da desenvoltura deste pequeno FR. Além disso, ainda que não tenhamos conseguido confirmar a média dos 4,9 l/100km, a verdade é que andámos ali pelos 6,7 l/100km, o que para um modelo destas características não é de todo mau. Falando em termos ambientais, é de referir que as emissões deste Seat são, em média de 112 g/km.

Vale Muito

Este Seat Ibiza 1.5 TSI EVO FR apresenta-se como uma excelente proposta. Com imagem renovada e sempre para melhor, este ‘hermano’ está maior e bem mais elegante e e agressivo, sem nunca deixar de mostrar quem é, ou seja, fiel à linhagem que evoca à ilha das noitadas mediterrânicas. Com maior espaço interior e um ambiente acolhedor e de bom gosto, com toques de desportivo aqui e ali, estão reunidos os ingredientes para boas viagens, de curta, média ou longa duração. Na dinâmica, conta com um chassis bem desenhado, muito cumpridor e um motor que tem bastante performance, é económico e muito bem aproveitado por uma caixa manual de 6 velocidades que quase nos esquecíamos de referir, dá um tremendo gozo na utilização. Tudo isto por €22.734, no preço base. Vale a pena pensar nisto!

Este carro foi fotografado na vila do Carvoeiro (Algar Seco) e nos acessos à Praia de Benagil, tudo isto no Algarve.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: José Lourenço

REVIEW GERAL
Seat Ibiza 1.5 TSI EVO FR 5P (150cv)
Artigo anteriorVolkswagen Confirma Versão Cabrio do T-ROC
Próximo artigoSeat Ibiza Eleito Carro do Ano 2018