Com o intuito de promover o desporto automóvel junto do público feminino, com idades compreendidas entre os 13 e os 18 anos, está a ser desenvolvido pela FIA e pela FPAK, com a chancela da União Europeia, um projeto designado “The Girls OnTrack”, que terá lugar em oito países, entre eles Portugal.

Em Portugal, a FPAK irá organizar até final de 2018, dois eventos de um intitulado “Karting Challenge”, para os quais tentará atrair o maior número de jovens do sexo feminino para tomarem contacto com a modalidade. As que melhor desempenho vierem a ter, terão a chance de disputar a grande final. juntamente com as melhores dos outros países, em Le Mans, França.

Os eventos em Portugal, estão previstos ocorrer em maio e junho, em datas e locais a designar.

O projeto foi apresentado durante o Salão Internacional Automóvel de Genebra, por Jean Todt (Presidente da FIA), Michèle Mouton (Presidente da Comissão de Mulheres da FIA) e pelos/as Embaixadoras da iniciativa, Susie Wolf, Tatiana Calderón e Peter Sorensen.

Para a FPAK estar envolvida num projecto desta dimensão revela: “A importância do desporto automóvel português no panorama europeu. Atrair mais mulheres para a nossa modalidade é uma das grandes missões desta direcção. Será um enorme desafio colocar de pé estas duas iniciativas em consonância com as directrizes da FIA e da União Europeia. Estamos a planear desenvolver uma das acções a Norte e a outra a Sul e procurar envolver o maior número de jovens possível. Temos a certeza que a dinâmica imposta vai ser atractiva de forma abrangente e uma mais-valia para o nosso desporto” , disse Ni Amorim, Presidente da FPAK.

Aqui está um álbum de fotos de pilotos do sexo feminino que já competem em Portugal.

Fotos: FPAK e Lourenço José/VVLSportimage