Quis o destino, que o nosso primeiro ‘Viajar por Cá’ nos trouxesse à lindíssima cidade de Tomar. Trata-se de uma das mais ricas cidades do país, nomeadamente no que toca à sua história e cultura. Toda a sua riqueza praticamente reside na parte velha, onde encontramos o centro histórico, de ambas as margens do rio Nabão, também ele um dos cartões de visita desta cidade beirã.

Local de múltiplas opções para quem, viajando de carro, gosta de se enriquecer culturalmente, esta cidade reúne alguns dos mais importantes monumentos e construções históricas do nosso país. Desde logo, o Convento de Cristo, Património da Humanidade  e que se encontra ‘protegido’ pelas muralhas do Castelo, outro local a não deixar de visitar, se vai a Tomar.

O Convento de Cristo é um dos locais imperdíveis para quem visita Tomar.

Mas, a riqueza da cidade não se fica por aqui, nas opções que nos enriquecem e fazem por vezes sonhar no mundo imaginário do que era viver neste local, em tempos idos. Nos três dias que dedicámos a esta cidade e dos quais viemos seguramente diferentes, mais ricos no nosso íntimo saber, passámos e retratámos tudo, ou quase, o que não deve perder em Tomar. Não quisemos saber em detalhe a história de cada monumento, quisemos sim apenas ver e através da objetiva e talento do José Lourenço, passar para si o que os nossos olhos contemplaram. Uma cidade apaixonante!

Este é apenas um dos muitos locais que iremos visitar com tremenda frequência, para lhe mostrar que vale a pena ‘Viajar Por Cá’.

Texto: Jorge Cabrita  Fotos: José Lourenço