Toyota Exibe E-Palette no CES 2018

0

 

A Toyota levou até à edição deste ano do CES – Consumer Electronics Show (Las Vegas), o e-Palette, um veículo totalmente autónomo, 100% elétrico, com interface de controlo aberto, que permitirá a empresas parceiras, estabelecer os seus próprios sistemas de condução autónoma. Este concept faz parte da Plataforma de Serviços de Mobilidade Global da Toyota (MPSF), uma nova aliança concebida com o intuito de desenvolver veículos e serviços avançados de mobilidade com aplicação comercial.

O e-Palette combina tecnologias de inteligência artificial, serviços conectados e veículos elétricos, tornando a mobilidade acessível para todos, tendo em empresas como a Amazon, Didi, Mazda, Pizza Hut e Uber, alguns dos seus parceiros de lançamento.

“A indústria automóvel está claramente numa altura de mudança onde as tecnologias de eletrificação, conectividade e a condução autónoma, têm apresentado bastantes evoluções”, disse  Akio Toyoda, Presidente da Toyota Motor Corporation. “A Toyota continua empenhada em produzir veículos cada vez melhores. Ao mesmo tempo encontramo-nos a desenvolver soluções de mobilidade que ajudem as pessoas a aproveitar melhor o seu dia-a-dia e assim procuramos contribuir para criar uma sociedade melhor nos próximos 100 anos e seguintes. Este anúncio é um grande passo na evolução da Toyota para a mobilidade sustentável, demonstrando assim a nossa evolução para lá dos nossos veículos tradicionais, para criar novos serviços para os nossos clientes”.

Tal como anunciado no CES, a e-Palette Alliance será a base da MPSF, através de um ecossistema de hardware e software, concebido para que empresas possam utilizar tecnologia de mobilidade indo mais de encontro às necessidades e vontade dos seus clientes.

A Toyota tem planos de vir a produzir este veículo a curto prazo. O e-Palette apresentado em Las Vegas, tem 4,8 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2,25 metros de altura. Contará com baterias de última geração (BEV – Battery Electric Vehicle). Este modelo, através das suas soluções de mobilidade, poderá vir a contribuir para o sucesso dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, em 2020.

Fotos: Toyota