Tudo Começou com o Model-A

0

 

Os primeiros anos do século XX foram muito férteis para os  automóveis do país do sol nascente. Ainda mais, num país como o Japão, onde também ocorreram transformações fundamentais – políticas, econômicas e sociais. Neste contexto, foram feitos inúmeros esforços para desenvolver carros com DNA nipónico. No entanto, foi o poder financeiro e industrial do grupo Mitsubishi que pôde converter tais intentos à realidade, conduzindo à produção em série. Tudo começou com o Model-A, em Agosto de 1917.

Embora a origem do grupo Mitsubishi, como empresa, se tenha dado em 1870, a sua história como construtor começou muito antes da Divisão Automóvel da Mitsubishi Heavy Industries, Ltd ter-se passado a denominar de “Mitsubishi Motors Corporation”, em 1970. O primeiro veículo da Mitsubishi a receber  luz verde foi o Model-A, um automóvel projetado para o transporte de passageiros, produzido inteiramente no Japão.

Foram lançados dois protótipos do Model-A, que foram expostos no edifício Yaesu, no distrito de Marunouchi (Tóquio) e, em seguida, na Exposição da Paz, também em Tóquio, o que na altura gerou enormes expectativas

Fase de Experimentação

O sr. Nakagawa, que à época estava no comando da divisão de motores, afirmou passado algum tempo: “Houve muita experimentação e dúvidas na fase de fabricação dos motores, engrenagens e sistemas de arrefecimento do carro. Empregámos sistemas para encaixar todas as peças que hoje em dia seriam impensáveis no processo de fabricação de um veículo.”

Por sua vez, o sr. Ushida, encarregue do desenho do motor, acrescentou: “O carro tinha grande espaço interior, suficiente para os passageiros, fabricado em madeira e um motor de 35cv. As limitações do carro em andamento dependiam da habilidade do condutor. A cabine de passageiros foi fabricada com base na experiência que existia na altura, na construção de carruagens puxadas por cavalos, por isso era extremamente pesada para seu tamanho. O automóvel atingia os 30km/h.

O início

A produção teve início em Agosto de 1917 na fábrica da Mitsubishi Shipbuilding Co. Pouco depois mudou-se para Nagoya, onde a marca se tinha estabelecido em Naio de 1920. O Mitsubishi Model-A foi comercializado pela Ohte-Shokai KK, uma empresa criada em conjunto pela Mitsubishi Shipbuilding e pela Mitsubishi Corporation em 1918, com a finalidade de importar e vender automóveis e pneus fabricados nos Estados Unidos. No entanto, depois de quatro anos em que 20 carros (mais 2 protótipos) foram fabricados, a produção do Model-A foi interrompida em 1921, para dar lugar à construção de aeronaves, a primeira das quais foi o biplano 1MF, que teve prioridade sobre os veículos.

Património para o futuro

Apesar da escassa produção, o Model-A converteu-se num pioneiro da indústria Japonesa e da Mitsubishi, um inovador desde então. Aí reside a origem da engenharia criativa da atual Mitsubishi Motors Corporation e a resultante reputação inovadora, a robusta fiabilidade em estrada, tradição em fora de estrada, etc.

Para homenagear este veículo, foi construída uma réplica em 1972 com materiais da época e que está em exibição no Museu “Mitsubishi Auto Gallery”, inaugurado em 1989 e que foi recentemente renovado e que está localizado no Centro de Investigação e Desenvolvimento da MMC, em Okazaki, Japão.

Texto e Fotos: Mitsubishi
Tradução: OnWheelsTV