Alpine A110 Está de Volta

0

 

A Alpine está de regresso com o coupé desportivo A110 Première Edition, uma proposta fiel ao ADN da Alpine: leve, ágil e oferecendo enorme prazer de condução. O modelo de lançamento Première Edition já tem a produção totalmente reservada e a comercialização já teve início.

O totalmente novo A110 Première Edition é um leve e elegante coupé desportivo que marca o regresso da Alpine. Fiel ao ADN da marca, o A110 Première Edition privilegia a agilidade absoluta e o prazer de condução, sem sacrificar o conforto. Este coupé de dois lugares, com motor central traseiro, é construído em alumínio, para minimizar o peso e está equipado com uma sofisticada suspensão de duplos triângulos. O A110 Première Edition possui um motor turbo de 1.8 litros a gasolina, com quatro cilindros, que desenvolve 252 Cv e, como todos os Alpine, dispõe de tração traseira.

Limitado a 1955 exemplares – uma alusão ao ano em que a Alpine foi fundada – o A110 Première Edition foi totalmente reservado em apenas cinco dias depois de abertas as encomendas. Sendo o primeiro modelo da marca desde há duas décadas, o A110 Première Edition assinala, assim, o renascer da Alpine.

Para além do seu rico legado na construção de automóveis desportivos leves e ágeis, cujo habitat natural são as sinuosas estradas de montanha, a Alpine forjou, também, a sua reputação na competição automóvel ao mais alto nível. Os seus principais momentos de glória incluem a conquista do Campeonato Mundial de Ralis, em 1973, e a vitória nas 24 Horas de Le Mans, em 1978. É com esse espírito que a Alpine compete, atualmente, nas provas internacionais de resistência. O seu programa para o Campeonato Mundial de Endurance LMP2 FIA revela bem a ambição e o empenho da marca no desporto automóvel. Uma novidade para 2018 é o recém-anunciado troféu monomarca Alpine Europa Cup, que será organizado pela Signatech.

Michael van der Sande, Diretor-Geral da Alpine, afirma: “É um enorme privilégio relançar uma marca que desperta tamanha paixão, mas é, também, uma grande responsabilidade. Esta paixão pela Alpine, dentro do Grupo Renault e entre os entusiastas dos automóveis desportivos, é enorme. Há muito que tínhamos a ambição de fazer regressar a Alpine e agora é o momento certo.

No novo A110 Première Edition recuperámos os princípios fundamentais responsáveis pelo sucesso da Alpine nos anos sessenta e setenta – como as dimensões compactas e a leveza – e aplicámo-los com tecnologias modernas. É um absoluto prazer conduzir este automóvel em estradas sinuosas ou em pista, mas também é muito confortável de conduzir no dia-a-dia”.

Relançar a Alpine

O projeto Alpine foi anunciado em 2012 e, quatro anos mais tarde, em 2016, o show car Alpine Vision foi revelado no Mónaco. Um ano mais tarde, o A110 Première Edition foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Genebra. Concebida como uma marca autónoma integrada no Grupo Renault, a Alpine dispõe de equipas dedicadas de design e engenharia. O A110 Première Edition será comercializado em 11 mercados europeus, bem como no Japão e na Austrália, e será vendido em concessionários dedicados – cerca de 57 só na Europa – por conselheiros com excelente formação e profundos conhecimentos.

O lote inicial de 1955 A110 Première Edition foi disponibilizado através de uma aplicação para telemóvel, que permitiu aos compradores fazer um depósito reembolsável e reservar um automóvel. Todos os A110 Première Edition foram reservados no espaço de cinco dias, o que ilustra bem o entusiasmo dos apaixonados por automóveis desportivos relativamente ao regresso da Alpine. As encomendas para o modelo de produção em série abrirão em breve, apesar da aplicação poder ser utilizada para garantir já uma posição na lista de espera. As entregas do A110 Première Edition terão início na Europa Continental, no começo de 2018.

O A110 será produzido na fábrica da Alpine, em Dieppe, no norte de França. Construídas pelo fundador da Alpine, Jean Rédélé, em 1969, as instalações de Dieppe continuaram a produzir, nos últimos anos, pequenas séries de automóveis de alto desempenho da Renault Sport. A produção Alpine regressa a Dieppe e, como parte do relançamento, a fábrica foi modernizada e fortemente melhorada.

Purista Com Tradição

A sua leveza e a perfeita distribuição do peso permitem que o condutor se sinta um só com a máquina. O chassis e a carroçaria em alumínio estão na base do equilíbrio e da agilidade do A110. Com apenas 1080 kg, o A110 ocupa o seu próprio nicho no segmento dos automóveis desportivos, oferecendo uma experiência de condução verdadeiramente única. Foram tomadas medidas adicionais de redução de peso, como componentes da suspensão em alumínio, bancos desportivos superleves Sabelt (cada banco pesa apenas 13,1 kg) e travões Brembo, que integram o travão de estacionamento na pinça traseira principal e cuja utilização é uma estreia mundial. Só isto permite poupar 2,5 kg.

O A110 também deve a agilidade ao polivalente sistema de suspensão de duplos triângulos, que oferece múltiplas vantagens ao nível de condução e da manobrabilidade. Este controlo permite que os engenheiros recorram a barras estabilizadoras leves e ocas, uma vez que não é necessário contrariar a natural tendência para o oscilar do automóvel. A utilização desta suspensão significa, também, que as molas possam ser bastante macias. Daqui resulta uma qualidade de viagem muito confortável e excelentes capacidades de absorção de irregularidades no piso, mantendo a agilidade e a reatividade sem necessidade de amortecedores adaptativos. Dada a eficiência do chassis em gerar aderência nas curvas, os engenheiros puderam instalar pneus Michelin Pilot Sport 4 205/40 R18 à frente e 235/40 R18 atrás. Estes pneumáticos são montados em jantes forjadas Otto Fuchs de 18 polegadas que contribuem, também, para a redução do peso.

Esta proposta revitalizada da Alpine, utiliza três modos de condução: Normal, Sport e Track. Quando o condutor muda de modo, parâmetros como a resposta de aceleração, a assistência da direção, a rapidez das passagens de caixa, o som do escape e a ação do controlo de estabilidade são adaptados, para proporcionar uma experiência de condução mais viva, empolgante e emocionante. O ecrã TFT digital de 10 polegadas, integrado no painel de instrumentos, também muda consoante o modo de condução.

Interior: Moderno, Dentro da Tradição

O acesso ao habitáculo de alta qualidade é dos mais fáceis no segmento dos automóveis desportivos, graças à soleira baixa. A consola central suspensa e os apoios de banco expostos proporcionam uma sensação de leveza, enquanto os bancos desportivos Sabelt, com acabamentos em pele, permitem minimizar o peso. Quanto ao sistema áudio Focal, recorre a altifalantes que integram a tecnologia Flax Cone patenteada, para proporcionar um som nítido e puro, enquanto os pedais em alumínio e o apoio para os pés do passageiro espelham a leve construção em alumínio do automóvel.

Ostentando com orgulho uma placa numerada na consola central, cada A110 Première Edition vem totalmente equipado de série. A navegação por satélite, o ar condicionado e o cruise control asseguram que o A110 Première Edition é prático para o quotidiano e divertido de conduzir. Por sua vez, a telemetria Alpine permite aos condutores registarem os tempos de volta numa pista e guardar os dados de desempenho de condução.

Texto e Fotos: Alpine