A Dunlop anunciou que o seu pneu Sport Maxx Race 2 recebeu a aprovação da Porsche para equipar de série o novo 911 GT2 RS, nas medidas 265/35 ZR 20 XL e 325/30 ZR 21 XL.

Sucessor do Sport Maxx Race, o novo pneu da Dunlop foi desenvolvido conjuntamente com a Porsche, para cumprir com os excepcionais requisitos de rendimento do novo 911 GT2 RS: excelente rendimento em pisos secos e garantia dos melhores tempos por volta em circuito, nas mãos de condutores com alto rendimento. O Dunlop Sport Maxx Race 2 também já havia sido aprovado para o Porsche 911 GT3.

O novo pneu foi sujeito a intensos testes no Nürburgring-Nordschleife (Alemanha) e na pista de testes da Porsche, em Nardo (Itália), antes de receber a homologação para o 911 GT2 RS. Fulcral para o desenvolvimento deste novo pneu, foi o trabalho da Dunlop Motorsport, que tirou partido da enorme experiência na competição, que continua a ser o terreno perfeito para desenvolver testes e encontrar soluções de inovação para o alto rendimento em estrada. Isso é conseguido através dos dados recolhidos e do fundamental feedback dos pilotos. A Dunlop Motorsport, aliás, já venceu as 24 Horas de Nürburgring e as 24 Horas de Le Mans, onde a experiência adquirida se revelou fundamental na aquisição de dados relativos à durabilidade, rendimento e consistência, fundamentais para qualquer fabricante de pneus.

Conseguir o Melhor Tempo por Volta em Pista

A chave para obter o melhor tempo por volta consiste na precisão e aderência da direção. Ao otimizar os limites do contorno do pneu, a Dunlop conseguiu equilibrar a distribuição da pressão ao longo do seu piso, permitindo ao condutor receber mais feedback na inserção em curva, através do incremento da precisão na direção.

Inspirado nas estruturas reforçadas que se podem encontrar diretamente na natureza, o Dunlop Sport Maxx Race 2 apresenta ligações (pontes) entre os sulcos, que melhoram a sua rigidez. Este “Desenho Ligeiro da Estrutura Reforçada”, permite aos engenheiros utilizar menos borracha, criando um pneu mais rígido e leve, dessa forma mantendo o seu peso total em valores mínimos.

Capacidades Excepcionais em Seco

O novo Dunlop Sport Maxx Race 2 é fabricado num composto diretamente derivado da competição, elemento que se torna crucial para melhorar a condução de alto rendimento. Este composto ganha temperatura mais rápido que um composto convencional, melhorando a fricção entre o pneu e a estrada, daí resultando extrema aderência e um rendimento mais estável ao volante.

Fotos: Porsche, Dunlop