Uma simples colmeia serviu de inspiração aos engenheiros da Ford, no desenvolvimento da “Prateleira Ninho de Abelha”, um compartimento de carga, secreto, inserido na bagageira do novo EcoSport, que pode transportar até 100 vezes o seu próprio peso, graças a um relação peso/resistência mais forte que o aço.

A “Prateleira Ninho de Abelha” foi desenvolvida para o novo SUV compacto da Ford e concebida para guardar objetos de valor na bagageira. Esta prateleira, ajustável, suporta cargas superiores a 300 kg, embora o seu peso seja inferior a 3 kg.

Para a concepção da “Prateleira Ninho de Abelha”, os engenheiros da Ford inseriram uma camada de células semelhantes a favos de mel – em papel reciclado e cola à base de água – entre duas camadas de fibra de vidro, leve e resistente. Esta solução também traz vantagens em termos de consumo de combustível.

“A natureza é como um enorme laboratório de inovação e, das abelhas às térmitas e aos castores, os animais estão entre os melhores engenheiros do mundo”, disse Bettina Veith, Engenheira-Chefe Adjunta de Desenvolvimento do Ford EcoSport. “A capacidade que uma colmeia tem em formar uma estrutura extremamente rígida sem aumentar o peso foi já utilizada com grande sucesso em soluções altamente exigentes como foguetões espaciais, aviões a jacto e automóveis super-desportivos. Por isso, foi a opção natural quando decidimos criar uma plataforma super-resistente para a bagageira do EcoSport”.

Fotos: Ford