A Renault anunciou a chegada de um novo motor a gasolina, turbo com injeção direta, desenvolvido em conjunto entre a Aliança Renault-Nissan e a Daimler. A nova motorização será estreada na gama Scénic e Grand Scénic, antes de progressivamente passar a existir noutros modelos do construtor francês.

O novo Energy TCe proporcionará maior prazer de condução, com melhor binário em baixa rotação e uma maior e constante disponibilidade a altos regimes, reduzindo ao mesmo tempo os consumos e emissões de CO².

Esta motorização estará associada a caixas de velocidades manuais e automáticas EDC de embraiagem dupla, com potências que vão dos 115 aos 160 cv, fazendo uso de tecnologia de revestimento dos cilindros presente no motor do Nissan GT-R, através da qual consegue mais eficiência com menos fricção, otimizando a condutividade térmica.

Nos modelos Scénic e Grand Scénic, o novo Energy TCe 160, contará com um binário de 260 Nm com caixa manual e 270 Nm com caixa EDC. Este binário estará disponível desde as 1750 rpm, de forma constante até às 3700 rpm.

Deverá chegar aos mercados no primeiro trimestre de 2018.

Foto: Renault