A Subaru vai estar presente e em força na 45ª edição do Salão de Tóquio, durante o mês de Outubro (25 Outubro a 5 Novembro). Num certame com a óbvia importância de ser no seu país, a Subaru tem preparadas várias novidades, algumas sob a forma de concepts, outras que consistem em séries especiais de alguns dos seus mais importantes modelos.

Num espaço que terá o slogan corporativo “Enjoyment and Peace of Mind”, serão 6 as grandes novidades apresentadas pelo construtor de Ebisu. O novo WRX STi será uma das novidades da Subaru e sem dúvida aquela que mais diz ao mercado português, onde este modelo tem sido bastante apreciado. Em Tóquio será apresentada uma série limitada do STi, designada de S208. Desta séria apenas serão produzidas 450 unidades que posteriormente serão atribuídas por método de sorteio. Comparativamente à versão convencional do STi, esta S208 contará com um motor ligeiramente mais potente, um centro de gravidade mais baixo fruto do teto em carbono e acessórios exclusivos no interior e exterior.

Com os concepts a merecerem grande destaque nos salões internacionais, Tóquio não será diferente e a Subaru traz algo de novo, que por enquanto goza de enorme secretismo. O VIZIV (Vision for Innovation) pressupõe um futuro modelo da marca nipónica e não esconde a tendência de berlina desportiva. Segue a filosofia de desenho “Dynamic & Solid” que tem caracterizado os mais recentes lançamentos da marca e aponta no futuro dos seus modelos, que utilizarão a tecnologia de segurança preventiva EyeSight, desenvolvida pela Subaru.

Outra das grandes novidades da Subaru em Tóquio é o XV Fun Adventure, um concept que destaca ainda mais o design robusto do SUV 4WD compacto que a marca nipónica estreou recentemente. Esta versão pretende destacar um carácter mais radical ao XV, incidindo sobre as aptidões 4×4 deste modelo, que aqui recebe novos tipos de pneu (para fora de estrada), cavas das rodas e proteções mais robustas e uma chamativa tonalidade de amarelo vivo.

Também com uma série limitada, será apresentado em Tóquio um muito especial Subaru BRZ STi Sport. Deste Sport apenas serão produzidas 100 unidades, de cor cinzenta “Cool Gray Khaki”, que também serão atribuídas por sorteio. Além de uma carroceria mais rígida, esta versão Sport contará com uma suspensão mais dura, novas jantes e alguns detalhes no desenho que pretendem realçar a imagem do BRZ.

Outro modelo que aparecerá em Tóquio envolto no glamour de uma série especial é o Outback Limited Smart Edition. Esta versão do familiar 4WD da Subaru distingue-se exteriormente pela grelha dianteira e jantes exclusivas, contando ainda com alguns detalhes exclusivos no interior.

Estará ainda presente o Impreza Future Sport Concept (modelo do qual não temos imagens) e que se baseia no novo Impreza, que foi apresentado no Salão de Frankfurt. O Future Sport Concept enfatiza ainda mais as cracterísticas desportivas do Impreza, tanto no interior como no exterior.

Fotos: Subaru