T-ROC o novo SUV da Volkswagen

0

 

Aí está o T-ROC, o novo SUV da Volkswagen, com estreia marcada para o Salão de Frankfurt. Com linhas compactas, este pequeno modelo tem como base o Golf e será fabricado em Palmela, na linha de montagem da Auto Europa.

O T-ROC vem dar sequência a uma filosofia que se iniciou com modelos como o Tiguan, Atlas/Teramont e Touareg. De dimensões compactas, o novo SUV da Volkswagen apresenta linhas progressistas e dinâmicas, assumindo uma silhueta coupé em traços vanguardistas.

Disponível com design bicolor, o T-ROC incorpora um sem número de equipamento de segurança que inclui, Front Assist e Lane Assist de série, o mais recente painel de instrumentos digital Active Info Display, conectividade via Volkswagen Car Net, e uma série de opcionais, tais como um sistema de ajuda em situações de atasco, sistema de suspensão adaptativa eletrónica DCC, entre outros elementos, alguns deles específicos para determinadas versões, como é o caso do interruptor multi-funções 4MOTION Active Control, que está incluído de série nos modelos de tração integral.

Com dimensões compactas, o T-ROC é ligeiramente mais pequeno que um Golf, embora utilize a mesma plataforma. O seu desenho vanguardista apresenta corpo de atleta mas ao mesmo tempo personalidade urbana, não escondendo estar dentro da filosofia estilística dos mais recentes membros da família Volkswagen. Fazendo uso da plataforma MQB, tem 4.234 mm de comprimento (menos 252 mm que o Tiguan) e 1.819 mm de largura (sem os retrovisores). Com 1.573 mm de altura, o T-ROC apresenta um centro de gravidade mais baixo que a generalidade dos SUV atualmente no mercado. O compacto SUV de cinco lugares tem também uma das maiores bagageiras do segmento, com 445 litros.

O T-ROC estará disponível com seis motorizações, três a gasolina e outras tantas a diesel. Os motores a gasolina são o 1.0 TSI de 115 cv (85 kW) e 200 Nm, de tração dianteira com caixa de 6 velocidades, o 1.5 TSI de 150 cv (110 kW) e 250 Nm, disponível com tração dianteira para caixa manual de seis velocidade e DSG de 7 velocidades e também com tração integral (4MOTION) e caixa DSG de 7 velocidades e o 2.0 TSI de 190 cv (140 kW) e 32o Nm com tração integral (4MOTION) e caixa DSG de 7 velocidades. As versões diesel são a 1.6 TDI de 115 cv (85 kW), com caixa manual de 6 velocidades e tração dianteira, a 2.0 TDI de 150 cv (110 kW) que conta com 4 versões – caixa de 6 velocidades e tração dianteira, caixa GSG de 6 velocidades (4MOTION), caixa DSG de 7 velocidades e tração dianteira, caixa DSG de 7 velocidades (4MOTION) – e ainda a 2.0 TDI de 190 cv (140 kW), caixa DSG de 7 velocidades (4MOTION).

Fotos: Volkswagen