Os jurados da AUTOBEST, formados por 31 membros das principais publicações europeias do setor automóvel, distinguiram a Toyota pelo seu avançado sistema de segurança e ajuda à condução, Toyota Safety Sense, presente de série em quase toda a atual gama do construtor nipónico.

A AUTOBEST nasceu em 2001, sob o conceito ‘Melhor Compra de Veículo’ do mercado europeu. Para que um determinado veículo possa vencer este prémio, deve representar a melhor oferta para a maioria dos clientes europeus. O preço, a rede de concessionários e serviços oficiais, a distribuição de peças e a versatilidade, são os critérios mais importantes no processo de votação para estes galardões. A AUTOBEST segue um sistema de votação com 13 critérios diferentes para determinar o vencedor.

Este ano, a Toyota foi a galardoada, fruto do seu compromisso em concretizar uma mobilidade segura, que tem como objetivo, em última instância, eliminar os acidentes. A marca acredita que a segurança viária só pode na realidade melhorar, com a ‘democratização’ das performances de segurança avançada, como acontece com o Toyota Safety Sense.

Todos os veículos da marca equipados com o Toyota Safety Sense, contam com um sistema Pré-Colisão (PCS), além do Alerta de Transposição Involuntária de Faixa (LDA). Nos veículos equipados com radar de ondas milimétricas, o Toyota Safety Sense complementa-se com o Controlo Adaptativo de Cruzeiro (ACC) e o Sistema de Pré-Colisão com função de Deteção de Peões.

Estudos recentes realizados no Japão, estimam que o Toyota Safety Sense reduziu em 50% as colisões, na comparação com modelos sem este dispositivo.

Fotos: Toyota